Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de setembro de 2009

 

 

Mobilização no Rio de Janeiro garante uma Caravana em Defesa do SUS

com qualidade e grande público

 

 

img

        Nesta 11ª etapa da Caravana em Defesa do SUS, o auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ não foi suficiente para o grande número de militantes fluminenses do Sistema Único de Saúde que se acomodaram nas poltronas, em pé ou mesmo sentados no chão.

 

        Realizada neste dia 11 de setembro, a Caravana em Defesa do SUS do Estado do Rio de Janeiro contou, em sua solenidade de abertura, com a presença de representantes do Controle Social, gestão federal, estadual e municipal, Ministério Público e parlamentares.

 

        Anamaria Schineider, Subsecretária Geral do Município do Rio de Janeiro, lembrou da necessidade de garantia da funcionalidade e operacionalidade do Pacto pela Saúde e disse que a maior parte dos Municípios do Estado já aderiu aos Pactos pela Vida e de Gestão. Ela destacou, ainda, que esse momento de mobilização pelo SUS é o que une todos, independentemente de divergências ideológicas ou partidárias. Ana Maria, que na solenidade substituiu o Secretário de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, destacou a necessidade de uma sensibilização junto aos deputados pela regulamentação da Emenda Constitucional nº. 29, “e fortalecer o nosso sistema com mais financiamento”. A Subsecretária da Secretaria Estadual de Saúde e representante do Secretário Sérgio Côrtes, Monique Fazzi, destacou a importância deste dia 11 para o aprofundamento de temas importantes e construção de diretrizes que ajudem a ampliar o SUS com qualidade.

 

        César de Lima Gonçalves, do Conselho Estadual do Rio de Janeiro, agradeceu a presença de todos e conclamou os participantes a realizarem o mesmo movimento e mobilização nos municípios, vilas e bairros, “não vamos ser apenas controladores, mas sim participadores”.

 

        O representante do Conasems, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, também falou da importância da mobilização pela Regulamentação da EC 29, orientando os presentes a mandarem e-mails para os deputados da Câmara Federal com essa reivindicação, “sem a Emenda Constitucional não é possível cumprir todos os princípios do Sistema Único de Saúde”. Antônio Carlos falou, ainda, da necessidade de levar esse debate da regulamentação e da saúde para outros ambientes, “essa discussão precisa ir para a nossa casa, bares, supermercado, igrejas. Todos nós usamos o SUS o tempo todo e poucos se dão conta disso”. A Deputada Federal e Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Cida Diogo, expôs a alegria de ver o Estado do Rio de Janeiro responder ao chamado em defesa do SUS. De acordo com a Deputada, a EC 29 foi aprovada há dez anos e sua não regulamentação deve-se ao fato de grande parte dos Deputados representarem não o povo, mas grupos fortes e poderosos que não têm interesse no fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

        O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, observou que na platéia, além de atores que ajudaram a construir o SUS, via-se jovens, uma nova geração de militantes, “o que nos mostra como essa Caravana está sendo importante para informar sobre essa política transformadora e inclusiva que é o SUS”. Para o Secretário, o grande número de presentes e a forte mobilização no Estado mostram a capacidade de se fazer um SUS cada vez mais forte.

 

        O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, também elogiou a capacidade de mobilização do Rio de Janeiro e fez um histórico do surgimento da Caravana em Defesa do SUS. De acordo com Francisco Batista, há um profundo desconhecimento a respeito do Sistema Único de Saúde e com isso, a população se deixa levar pelas críticas constantes, “precisamos mostrar que o SUS transformou a qualidade de vida da população e que todos, sem exceção, acessam os serviços de uma forma ou de outra”.

 

        Compuseram a mesa, ainda, a Coordenadora do 6º Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Tutela Coletiva, Maria Cristina de Azevedo; o Professor Almir Fraga Valadares, Decano do Centro de Ciências da Saúde, e o Deputado Federal, Chico d´Angelo.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I