Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de fevereiro de 2009


 

 

GT Saúde Indígena apresenta resultados na 194º Reunião Ordinária do CNS

 

 

          Os membros do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Indígena, criado dia 18 de dezembro do ano passado, para fazer a transição da saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde estiveram reunidos na tarde de hoje, na 194º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para apresentar os encaminhamentos da última reunião do GT, realizada dias 9 e 10 de fevereiro.

 

        Entre os encaminhamentos apresentados os índios enfatizaram a importância em realizar a troca de comando com calma para que a população indígena não fique sem o atendimento básico. “Eu defendo que tenhamos que achar um atendimento melhor que a Funasa, mas sem pressa, para não atrapalhar a transição”, lembrou Aílson dos Santos Yssô.

 

         O coordenador da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e também do GT, Antonio Alves de Souza, aproveitou para acalmar Yssô e toda a comunidade indígena. “A transição tem que ser feita com calma, não será feita de uma hora para a outra e a população indígena pode ficar tranqüila, pois não ficará sem atendimento”, avisou.


          Entre os encaminhamentos apresentados na reunião estão a realização de cinco seminários regionais, sugestão dos próprios índios; incentivo aos profissionais que trabalham em campo e debate com os prefeitos das cidades próximas das aldeias a fim de sensibilizá-los com a causa indígena.

 

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I