Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de fevereiro de 2009



Coordenadoria do SAMU 192 adiantou novidades na
194ª Reunião Ordinária do CNS

 


A última mesa do primeiro dia da 194ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) contou com a presença de Coordenadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), programa que integra a Política Nacional de Atenção às Urgências, que protege a vida e garante a qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde.

O SAMU 192 conta com algumas novidades este ano, como a auditoria preventiva dos serviços. Serão 40 auditorias este ano, cerca de 50 em 2010 e mais 40 em 2011, de modo a atender toda a rede. Além disso, foram compradas mais 20 ambulâncias e oito lanchas marítimas.

 

O programa existe há cinco anos e começou inicialmente nas grandes cidades, mas hoje já alcança 1.264 municípios brasileiros. “O ritmo de crescimento depende da compactuação com os gestores estaduais e federais”, explicou Cloer Vécia Alves, coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

 

O serviço se sustenta em três bases: responsabilidade Estadual, Municipal e Federal. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A Central de Regulação identifica a emergência e transfere o telefonema para o médico regulador. Há um rastreamento via satélite dos veículos e fluxos específicos para as principais causas de chamada. Por exemplo, se há o risco de uma parada cardiorespiratória, é passado uma mensagem SMS para a UTI móvel. A idéia é ganhar tempo e evitar dano às vítimas.

 

Ano passado começaram a circular nas ruas as motolâncias, que chegam ao local da chamada minutos antes das ambulâncias e podem reduzir seqüelas ou mesmo a mortalidade. E em dezembro saiu a portaria 2.970/GM, que corrigiu a distorção de mandar recursos iguais para todo o país. Agora as centrais recebem de acordo com os seus portes.

 

A expectativa é que em 2010 o SAMU 192 atenda a mais 3.500 municípios e cerca de 220 serviços, com quase 101 milhões de usuários. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e saúde mental.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I