Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de maio de 2009

 

 

Seminário Nacional de Diversidade dos Sujeitos e Igualdade
de Direitos no SUS

 

 

 

img

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP realizou o I Seminário Nacional de Diversidade dos Sujeitos e Igualdade de Direitos no SUS. Foram quatro dias de debates calorosos e intensos. Ao final a certeza de que o trabalho realizado no Seminário Nacional, iniciado na sexta-feira passada (08), tinha valido a pena visando à garantia de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais igualitário.

Cerca de 450 pessoas, dos mais variados gêneros, entre representantes de movimentos sociais ativistas pelo direito à saúde das populações negra, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT); do campo e da floresta, em situação de rua, ciganos e outras comunidades tradicionais incluindo indígenas e quilombolas, além de gestores da saúde pública de todo País e integrantes dos direitos humanos e promoção da igualdade racial, discutiram em Brasília, a melhor forma de se fazer com que todo cidadão, independente de escolhas, raça ou religião sejam atendidos no SUS de maneira igual.

 

Para o Secretário de Gestão  Estratégica e Participativa  do Ministério da Saúde, Dr. Antônio Alves, a harmonia e consonância do grupo presente ao seminário foi a carta produzida ao fim do evento, sugerindo melhorias para o setor. “Esse documento é nossa arma para mudar. Agora temos que batalhar para implementar tudo que vocês discutiram aqui. Só assim conseguiremos um SUS mais justo” disse o Secretário, que aproveitou para fazer o balanço do evento. “O resultado do seminário foi o esperado. A luta dos excluídos se faz com a inclusão desses sujeitos. Todos aqui presentes são fundamentais dentro desse processo de mudanças”, concluiu.

  img

Já  a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Dagep), e também organizadora do evento, Dra. Ana Costa, o sucesso do evento foi fruto de um trabalho inédito e que vinha sendo planejado há um bom tempo. “Isso é um sonho que foi programado ao longo de um ano que conseguimos realizar graças ao esforço de toda equipe. A idéia de juntar todos esses movimentos vai dar força e potência a voz de todos aqui presentes”, enfatizou ao fim do evento.

 

Representando o movimento negro, Cleusa da Silva, mostrou a satisfação do grupo ao participar de um evento da magnitude do Seminário. “Reconhecemos a importância desse encontro e a relevância dessa iniciativa inédita do Ministério da Saúda tanto para população negra, como para todos que aqui estão. Espero que esse seja o primeiro de muitos outros seminários voltados para as minorias”, concluiu Cleusa.

 

Carta do Encontro

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I