Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de outubro de 2009

 

 

 

São Paulo realiza a Caravana em Defesa do SUS sem a participação da Secretaria de Saúde do Estado

 

 

 

 

 

         Mesmo com a ausência da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a 14ª edição da Caravana em Defesa do SUS levou dezenas de representantes dos movimentos sociais à Assembleia Legislativa, na última quinta-feira, 8 de outubro. Deputados Estaduais, Vereadores do Município de São Paulo e Conselheiros de várias localidades do Estado, que realizaram pré-Caravanas nos seus municípios, criticaram a falta de envolvimento e apoio da gestão estadual – pela primeira vez a Caravana em Defesa do SUS, que é realizada em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, dentre outros, não contou com a presença de representantes da gestão estadual.

 

         O Vereador Jamil Murad destacou que a Caravana é fundamental “para marcar posição” e questionou as diversas ações da Secretaria de Saúde no sentido de terceirizar os serviços de saúde. Para ele, a realização do evento na Assembleia Legislativa possui uma importante simbologia. “Os inimigos do SUS são camuflados, por isso essa batalha em sua defesa não é fácil”.

 

         O Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Fausto Figueira, também lamentou o processo de terceirização que vem sendo executado pela Secretaria de Saúde e parabenizou a todos que compareceram ao ato. “Temos que nos mobilizar contra a privatização, principalmente a da saúde”. O Deputado lembrou, ainda, do processo eleitoral do próximo ano, “é fundamental lembrar o discurso dos candidatos para cobrar daqueles parlamentares que não cumprem a promessa de defender, por exemplo, a saúde pública de qualidade”. Estiveram presentes, ainda, durante todo o evento, os Deputados Marcos Martins, Adriano Diogo, Roberto Felício e Rui Falcão.

 

         O Secretário Municipal de Saúde de Várzea Paulista, Luís Fernando Tofani, também lamentou a ausência do Governo de São Paulo na Mesa, “demonstrando o descaso com relação à saúde”. Para Maria do Carmo Carpinteiro, Secretária Municipal de Saúde de Amparo, a Caravana é de grande importância para a defesa da regulamentação da Emenda 29 e pela aprovação da Contribuição Social para a Saúde. A Secretária salientou a necessidade de contar com “mais gente trabalhando para o SUS”.

 

         Ao chegar a São Paulo, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Sousa, se disse preocupado com a possibilidade de fracasso da Caravana no Estado mais populoso e rico do Brasil, governado por um ex-Ministro da Saúde, “mas fiquei feliz com a participação de todos os presentes, que são realmente comprometidos com o Sistema Único de Saúde”. Antônio Alves falou da necessidade de organização da agenda política para o próximo ano eleitoral, “precisamos identificar quem são os parlamentares defensores e os traidores do SUS, para eleger os que defendem o Sistema Único de Saúde”.

 

         Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, também considera fundamental a identificação dos parlamentares comprometidos com a saúde, “temos que apontar para a população os parlamentares que são financiados pelos interessados em inviabilizar o SUS para lucrar com a privatização da saúde”. Para ele, a Caravana é, também, uma importante oportunidade para isso, “a Caravana é para socializar com a população o movimento daqueles que estão inviabilizando o SUS”.

 

         A mesa sobre os “Avanços e Desafios do SUS” e o lançamento da campanha do Sistema Único de Saúde como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade contou com a participação de Francisco Batista Júnior, do Secretário Antonio Alves, da Secretária Maria do Carmo Carpinteiro e do Coordenador de Plenária de São Paulo, Arnaldo Marcolino.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I