Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de outubro de 2009

 

 

 

Plenária Nacional reivindica regulamentação da EC-29 no Congresso Nacional

 

 

 

 

 

         A Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde está reunida, extraordinariamente, entre os dias 13 e 14, no Congresso Nacional, reivindicando a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 (EC-29).

 

         Durante a abertura oficial da Plenária, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, falou da necessidade de se viabilizar definitivamente a regulamentação da EC-29. Sobre o panorama atual, o Presidente do CNS lembrou que para a aprovação do Projeto que regulamenta a EC-29 falta, apenas, a análise de um destaque apresentado pelo partido Democratas, que propõe a supressão da Contribuição Social para a Saúde (CSS). “Precisamos procurar os parlamentares para saber quem é contra o Sistema Único de Saúde. Temos que nos comunicar, nos articular”. Francisco Júnior conclamou a todos a mostrarem a força da mobilização, “a Plenária voltou a ser um instrumento de mobilização política”.

 

         O Deputado e Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi (PMDB/RS), ponderou que a oposição não pretende votar a regulamentação, caso o Governo insista na CSS, “e até mesmo o Governo já está indeciso quanto à viabilização dessa Contribuição”. Reforçando a necessidade da aprovação também da CSS, Darcísio Perondi lembrou que com o atual orçamento da saúde, não há recursos para fechar o ano. A Deputada Jô Moraes (PC do B/MG), também presente na abertura da Plenária, informou que a regulamentação da EC-29 foi tratada na reunião do Colégio de Líderes nessa terça-feira e a avaliação dos Deputados é que a CSS deve ser retirada do Projeto.

 

         O evento, realizado no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, contou com as presenças dos Senadores Rosalba Ciarlini (DEM/RN) e Efraim Moraes (DEM/PB), que demonstraram apoio à causa, “a regulamentação deve seguir independentemente das outras propostas, pois ela é urgente”, disse a Senadora.

 

         O Senador paraibano Efraim Moraes destacou o trabalho e atuação dos Conselheiros de Saúde, “é um trabalho sério e não divulgado de pessoas com legitimidade e que merecem o nosso respeito”.

 

         Compuseram a mesa, ainda, Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, José Veloso Souto Júnior, do Conasems, o Deputado Chico d’Ângelo (PT/RJ), os representantes da Coordenação da Plenária Nacional, Maria Inês Reis e da Central Única dos Trabalhadores, Arnaldo Marcolino. O Deputado Jofran Frejat (PR/DF) também compareceu ao evento.

 

         Após a abertura oficial, os Conselheiros se reuniram para a definição de estratégias de mobilizações e abordagem junto aos Deputados na terça e quarta-feiras.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I