Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de junho de 2009

 

Recomendação da Procuradoria da República do Distrito Federal trata da Emenda Constitucional nº 29

 

 

         O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu na última quarta-feira (9) o Procurador da República Peterson de Paula Pereira para um debate sobre a Recomendação nº 001/2009 da Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF), que propõe uma complementação de recursos federais na área da saúde. O encontro ocorreu durante a 201ª Reunião Ordinária.

 

         A Recomendação nº 001/2009 PP/PRDF solicita à União, por meio dos Ministros da Saúde, da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, a adoção de medidas para suplementar as aplicações financeiras em ações e serviços públicos em saúde (ASPS), no valor de R$ 5.485.494.079,56 (cinco bilhões, quatrocentos e oitenta e cinco milhões, quatrocentos e noventa e quatro mil, setenta e nove reais e cinqüenta e seis centavos).

 

          Este valor refere-se ao débito progressivo da União em relação aos investimentos no setor, no período de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2008. Segundo Peterson Pereira, a medida foi tomada após a Procuradoria criar um grupo para estudar a aplicação da Emenda Constitucional nº 29/2000, que estabelece um percentual mínimo a ser gasto em saúde pela União, Estados e Municípios, garantindo assim um financiamento mais estável ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

          O estudo apontou uma série de irregularidades feitas pela União, como o cálculo errado para o gasto mínimo em 2001 e em 2002, que foi feito com base no valor empenhado em 1999, acrescido de 5% e da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Deveria ter sido adotado a base móvel, em cima do “valor apurado no ano anterior”, conforme está escrito no artigo 77 da Constituição Federal.

 

         Além disso, o montante final omitiu os recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Fecep) aplicados nos anos anteriores, incluiu na soma os restos a pagar cancelados, e, em 2005, considerou como ASPS os recursos destinados ao Programa Bolsa Família.

 

         O Procurador afirmou que entrará com uma ação civil pública nos próximos 15 dias, caso o Governo Federal não acate a Recomendação. Entretanto, ele ressaltou que pode ocorrer um “ajustamento de consulta”, ou seja, o governo propor o pagamento da dívida ao longo de vários anos.

 

        O professor Elias Antônio Jorge, da Área de Economia da Saúde e Desenvolvimento da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, também participou do debate, e disse que o governo só aceitará pagar a dívida se houver aumento na arrecadação, como está previsto na Contribuição Social para a Saúde (CSS).

 

         O CNS concorda com a posição da Procuradoria da República do Distrito Federal e por isso elaborou no mês passado a Recomendação nº 016, que pede o cumprimento integral dos termos da Recomendação nº 001/2009 da PRDF aos Ministros citados.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I