Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de dezembro de 2009

 

 

 

Presidente do CNS debate saúde ocular no Senado Federal

 

 

 

 

        O Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, foi convidado para participar de audiência pública sobre saúde ocular e prevenção da cegueira no Senado Federal. O evento ocorreu nesta quarta-feira (16), na Comissão de Assuntos Sociais.

 

        Antônio José do Nascimento Ferreira, Presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), disse que os Centros de Reabilitação Visual devem ensinar aos que não têm chances de voltar a enxergar como usar a “pouca visão que ainda resta”. Segundo ele, os dados do IBGE de 2000 mostram que 24,5 milhões de brasileiros têm alguma deficiência física, o que representa 14,5% da população. Porém, este número inclui pessoas que sofrem de problemas leves de visão, como miopia e hipermetropia.

 

        “Um dos problemas mais graves do SUS é o quadro de desassistência, inclusive em relação à saúde dos deficientes visuais”, comentou Francisco Júnior. Entretanto, ele afirmou que, do ponto de vista social, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior patrimônio que a sociedade brasileira possui. “O SUS foi criado para ser sistema de saúde de prevenção e não de tratamento de doença.”

 

        O Senador Flávio Arns (PT/PR) presidiu a mesa, que foi composta também por Érica Pisaneschi, Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, e Paulo Augusto de Arruda Melo, Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

 

        O debate integrou a programação da V Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I