Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de setembro de 2009

 

 

Conselheiros pedem regulamentação da EC-29 na Câmara Federal

 

 

        Nesta terça-feira (15), o Conselho Nacional de Saúde reuniu dezenas de Conselheiros para uma manifestação em prol da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 (EC-29) e da aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) na Câmara Federal.

 

        Em visita às lideranças da Casa, o grupo foi recebido pelo Deputado Daniel Almeida, líder do PC do B. “Estamos juntos nesta batalha. A mídia está bombardeando com contra-informação. Por isso é importante a presença de vocês aqui”, acredita o Deputado. Para Almeida, o CNS deve procurar um diálogo com os Senadores, já que o projeto seguirá para o Senado após aprovação na Câmara, “o grande receio da Casa é ter o projeto barrado no Senado, como ocorreu com a CPMF”, afirmou.

 

        O segundo parlamentar abordado pelo grupo foi Chico Alencar (PSOL/RJ), no corredor da Casa. Ele disse que a aprovação da CSS é possível se houver visibilidade e transparência na aplicação de recursos, o que não ocorria com a CPMF.

 

        Já o líder do PDT, Dagoberto, considera a proposta de dividir os recursos da CSS entre União (50%), Estados (25%) e Municípios (25%) atraente para os Governadores e Prefeitos, que serão “aliados muito fortes” na luta pela aprovação. Ele disse também que o movimento pode contar com o apoio de seu partido. Outro que garantiu seu voto favorável foi Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), mais conhecido como Paulinho da Força Sindical.

 

        Entretanto, alguns parlamentares ainda não se posicionaram. O Vice-Líder do PTB, Luiz Carlos Busato, alegou que pesquisará sobre o assunto antes de opinar e o Líder do Governo, Henrique Fontana, (PT/RS), disse que precisa primeiro dialogar com o Governo.

 

        O grupo encerrou a visita conclamando os Funcionários e Deputados a aderirem à causa com a frase “Regulamenta Já a EC-29”. O Deputado Darcísio Perondi, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, acompanhou todo o percurso com o CNS e disse que está trabalhando no Colégio de Líderes para evitar a obstrução e conseguir levar a proposta ao Plenário.

 

        Na próxima semana, dia 23, o CNS organizará, às 10h, um novo evento de mobilização pela EC-29 e pela CSS na Câmara. A expectativa é reunir cerca de 1.500 pessoas.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I