Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de setembro de 2009

 

 

IDB 2008 acaba de ser lançado

 

 

 

         Acaba de ser lançada a edição 2008 dos Indicadores e Dados Básicos do Brasil (IDB), um produto da Rede Interagencial para a Saúde (Ripsa). Nessa edição os indicadores estão, em sua maioria, atualizados até o ano de 2007; no caso de dados de mortalidade e nascidos vivos, a atualização é até o ano de 2006.

 

         O IDB é um instrumento importante para que os gestores possam analisar as informações e assim planejar, atuar e reavaliar a situação em saúde, a partir dos dados gerados pelas instituições parceiras da Ripsa, que atuam como fontes produtoras de informações de saúde.

 

         O IDB é composto por um conjunto de mais de 100 indicadores, divididos em seis grupos: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura. São desdobrados segundo as Unidades da Federação, suas Capitais e regiões metropolitanas, podendo ser categorizadas também por faixa etária, sexo ou outras características, de acordo com o indicador.

 

         Para mais informações acesse o portal da Ripsa  (http://www.ripsa.org.br). O IDB está disponível no site do DataSUS, no endereço eletrônico http://www.datasus.gov.br/idb.

 

Saiba como surgiu o IDB

 

         Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

 

         Os produtos da Rede baseiam-se nos dados e informações gerados em parceria e referem-se tanto ao estado de saúde da população, quanto aos aspectos de natureza econômica e social que condicionam e influenciam a situação de saúde. Além de prover matéria prima essencial para a análise de saúde, a disponibilidade de um conjunto básico de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas, estimular o fortalecimento da capacidade analítica das equipes e promover o desenvolvimento de sistemas de informações intercomunicados.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do DataSUS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I