Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de abril de 2009

 

 

CNS visitará Alagoas no próximo mês

 

 

           O presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, Benedito Alexandre, trouxe para a Reunião Ordinária do CNS uma série de denúncias referentes à saúde de seu Estado.

 

           Cerca de 400 médicos que realizam cirurgias eletivas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) suspenderam o atendimento ao público por sete meses e pediram o descredenciamento do sistema; mais de 80 pediatras, anestesistas e obstetras pediram demissão na única maternidade mantida pelo Estado para atender gestantes de alto risco; também faltam medicamentos nas salas cirúrgicas. Além disso, os servidores reivindicam reajuste salarial de 34,68%, gratificação e melhores condições de trabalho.

 

           “É um problema grave que aflige não só Alagoas, mas todo o Brasil. Profissionais de nível elementar estão ganhando abaixo do salário mínimo nacional (R$ 465,00). Neurocirurgiões estão se demitindo e fazendo pressão para voltar a atuar no SUS, contratados pelas cooperativas”, disse Alexandre.

 

           Segundo ele, o ideal seria o CNS ir ao Estado o mais rápido possível. “Temos que dar uma resposta à sociedade. A população não merece pagar pelas incoerências do governo, que não cumpre a obrigação com os trabalhadores.”

 

           O Conselho ficou de enviar uma comissão para analisar a saúde no Estado nos próximos 30 dias, com representantes das três esferas: trabalhadores, gestores e usuários. Do mesmo modo como ocorreu na visita ao Rio Grande do Norte, na próxima reunião, a comissão apresentará um relatório ao Plenário, que decidirá se haverá medidas punitivas ao Estado.

 

           O Ministério da Saúde também está descontente com a situação de Alagoas. Quase a totalidade da população (94%) depende dos serviços da rede pública de saúde. “Enquanto houver intransigência por parte da categoria médica não há negociação, não existe essa de trabalhar só quando sair o reajuste da tabela SUS porque isso não vai acontecer. Estou aberto para saber sobre o assunto e ajudar, mas quero ouvir propostas consistentes”, afirmou o ministro José Gomes Temporão. Ele se dispôs a receber uma comissão do Conselho Estadual de Saúde e do CNS para tratar do assunto.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I