Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de agosto de 2009

 

 

Amazonas sedia a nona edição da Caravana em Defesa do SUS

 

 

 

 

           A Caravana em Defesa do SUS continua a percorrer o Brasil com o debate acerca dos avanços e desafios do Sistema Único de Saúde e em sua nona edição o evento passou pelo Estado do Amazonas, nesta segunda-feira, 17 de agosto.

 

           Durante o ato de abertura o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, Fábio Manabu  Shimizu, destacou que o Estado não vive crises na saúde, “temos problemas a serem resolvidos no dia a dia”. Ele ressaltou, ainda, a importância da Caravana, “é uma oportunidade de grande relevância, pois podemos trazer nossas dificuldades e anseios”. O Secretário de Saúde do Município de Manaus, Francisco Deodato Guimarães, lembrou que todos têm muito a comemorar, e em especial aqueles que participaram do processo de criação do SUS, “e agora esperamos que as forças dos que militam na Capital possam se juntas às forças dos que militam no interior em defesa do Sistema Único de Saúde”.

 

           Plínio Albuquerque Coelho, Secretário-Executivo da Secretaria Estadual de Saúde, destacou a importância da Emenda Constitucional no 29 e disse que o Amazonas já destina de 22 a 23% dos recursos próprios em saúde, “é claro que há muito o que fazer ainda, mas as ações devem considerar fatores como a quantidade de pessoas que vivem na Capital e no interior, por exemplo”. Segundo o Secretário, 50% da população amazonense está em Manaus.

 

           O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, também ponderou sobre as especificidades da Região Norte, “tem-se aqui uma realidade diferente do resto do Brasil, pois há usuários que levam até dez dias da sua cidade até a Capital e isso nos leva a fazer uma reflexão sobre a lógica da distribuição dos recursos, que não pode ser a mesma para todas as Regiões”.

 

           Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, lembrou que a estruturação da Caravana é diferente das conferências de saúde e das plenárias e da importância da participação de todos, “queremos aqui os movimentos sociais, mas queremos também aquele usuário que não participa dos debates, além do Ministério Público, Judiciário, legislativo e outros”.

 

           Compuseram a mesa, ainda,    Waldenora Cruz Rodrigues, representante dos usuários no CES e Jani Kenta Iwata, representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I