Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de junho de 2009

 

 

CNS debate direitos sexuais e direitos reprodutivos da mulher

 

 

            Na tarde desta quarta-feira, 17 de junho, o CNS debateu direitos sexuais e direitos reprodutivos da mulher durante a sua 198ª Reunião Ordinária. A apresentação do tema ficou a cargo de Clair Castilho Coelho, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU/CNS) e de Elizabeth Saar de Freitas, Gerente de Projetos da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher (SPM), da Presidência da República.

 

            Ambas falaram como a luta feminista evoluiu do pensamento dos anos 70, quando o movimento proclamou que o corpo pertencia a cada pessoa, ou seja, que cada mulher tinha o direito de usar o próprio corpo como bem quisesse, até as decisões formalizadas nas Conferências Mundiais sobre a Mulher em Cairo (1994) e em Pequim (1995). A meta é conseguir livrar a mulher de coerções, preconceitos e da violência, além de promover o respeito mútuo entre os sexos.

 

            A SPM lançou em 2004 a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com uma série de objetivos: igualdade, respeito à diversidade, equidade, autonomia, universalidade e transparência dos atos públicos. Foram 199 ações com prazo para implementação até 2007. Entre elas destacam-se os programas Gênero e Diversidade na escola, o Plano Nacional de Enfrentamento da Aids e outras DST, a Lei Maria da Penha, que condena a violência doméstica, e o programa Pro-Equidade de Gênero, para ser aplicado em empresas. Participaram do evento 1700 delegadas de todo o país, após mobilizarem cerca de 120 mil mulheres.

 

            Em 2007 foi lançada a II Conferência, com maior número de participantes (2800 delegadas) e de mobilização popular (195 mil pessoas). Também foi ampliado o número de ações (394), que devem entrar em prática até 2011. São programas conjuntos de 18 órgãos do governo federal, entre secretarias e ministérios.

 

            O objetivo principal é promover melhorias nas condições de vida e saúde das mulheres brasileiras – em todas as fases do ciclo vital. “As mulheres são maioria da população e as principais usuárias do SUS, além de serem as mais frágeis na sociedade. As desigualdades de poder acabam se refletindo nas políticas públicas (que combatem aborto, violência, descriminações raciais e econômicas)” afirma Elizabeth Saar.

 

            Segundo ela, é preciso destruir os estereótipos relacionados à mulher para “promover mudança cultural e garantir os seus direitos nas questões de violência e de direitos sexuais”. 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I