Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de junho de 2009

 

 

Caravana do SUS reúne 500 pessoas em Vila Velha

 

A Caravana em Defesa do SUS conseguiu reunir aproximadamente 500 pessoas no Centro de Convenções de Vila Velha, no Espírito Santo. O público foi composto por movimentos sociais, Representantes  dos Governos Federal, Estadual e Municipal,  membros dos Conselhos de Saúde do Estado, Universidades e entidades da área de saúde.  O evento ocorreu nesta terça-feira, 16 de junho.

 

            A Caravana faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS)  e tem como tema central a defesa do  SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, bem como a Gestão do Trabalho, o Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, a Intersetorialidade, o Complexo Produtivo da Saúde e a Humanização no SUS.

 

            A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP/MS), Antônio Alves de Souza; Secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi; vice-prefeito de Vitória, Sebastião Barbosa; Secretario Municipal de Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin; Secretario Municipal de Saúde de Vila Velha, Pablo Freitas, a Representante dos Usuários do Conselho Estadual de Saúde, Maria da Penha de Oliveira Perez, e Aylton Simoneli Júnior, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde.

 

            Foi consenso entre eles que o SUS é uma política importante e de vanguarda, porém, para ser mais eficaz, precisa de ações e programas realizados em conjunto entre Ministérios. O Representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Reblin, comentou: “Não adianta colocar UTI móvel se a estrada não está asfaltada. Desse jeito, a saúde vai continuar trabalhando com doentes porque há debilidade ambiental. Se não refizermos o conceito do que é saúde, continuaremos com vidas perdidas e dinheiro gasto a toa.”

 

            Reblin lembrou também de dois problemas: a não-fixação dos profissionais nos locais de trabalho e a necessidade de diretriz conjunta nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). “A grande missão é construir um SUS acolhedor.”

 

            O Presidente do CNS, Francisco Júnior, afirmou que “não temos sistema de saúde, mas um sistema de tratamento de doença”. Para ele, a solução passa pela inversão no modelo de atenção, que privilegia o tratamento de doenças deixando  a prevenção em segundo plano.  Para ele a solução passa também por um trabalho intersetorial, entre os diversos setores de governo na perspectiva de melhorar a saúde, a moradia, a alimentação e o saneamento básico.

 

            O Representante do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, complementou esse pensamento dizendo que um aperto de mão e um olhar atento, às vezes, ajuda mais um paciente do que a simples medicação.

 

            O Presidente do CNS finalizou  sua fala no primeiro painel da manhã  ressaltando a importância da Caravana, pois a mesma possibilita uma efetiva participação da sociedade no diálogo e troca de informações que fortalecem o Sistema de Único de Saúde.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I