Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de agosto de 2009

 

 

Controle social debatido durante Fórum Nacional de Entidades Farmacêuticas

 

 

 

 

 

Crédito: Yosikazu Maeda

           Com o tema “Participação da Comunidade no SUS na Assistência Farmacêutica”, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, abriu o ciclo de palestras do Fórum Nacional de Entidades Farmacêuticas, realizado nesta terça-feira (18), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.

 

           Na solenidade de abertura compuseram a mesa o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, o Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Raposo de Mello, o Presidente da Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar), Danilo Caser, a Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Célia Machado, o Vice Presidente do CFF, Amilson Álvares, a Diretora Secretária Geral do CFF, Lérida Maria dos S. Vieira, o Diretor Tesoureiro do CFF, Edson Chigueru Taki, o Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Ulisses Tuma e o Coordenador do Fórum de Entidades Farmacêuticas, Walter da Silva Jorge João, além de Francisco Batista.

           Walter João da Silva Júnior, Coordenador do fórum, disse que o evento pretende ser um espelho da profissão, das dificuldades e das possibilidades de aprimoramento. Para ele, as entidades devem agir conjuntamente para conferir eficácia nas ações. Também lembrou que os conceitos de prevenção e atenção farmacêutica devem ser resgatados.

 

           O Presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, também enfatizou a importância do fórum porque “em sua amplitude reúne as principais representações do País”. “Aqui estão reunidos os responsáveis pela condução e direcionamento da profissão farmacêutica no Brasil”. Ele disse que os Conselhos Regionais pautam o trabalho na defesa do cidadão e devem cada vez mais humanizar a prática cotidiana. Durante o evento, Dirceu Raposo informou sobre a aprovação da Consulta Pública nº 69 que propõe a regulamentação da oferta de produtos e serviços nas farmácias e que foi transformada na Resolução nº. 44 pela diretoria colegiada da Anvisa.

 

 
 
Crédito: Yosikazu Maeda

           Jaldo Santos, Presidente do Conselho de Farmácia, falou sobre a importância do reconhecimento do farmacêutico como profissional de saúde. Segundo ele, os debates contribuíram para a organização da profissão que vem crescendo de forma desordenada. “A farmácia deve ser um estabelecimento de saúde, não um estabelecimento comercial”.  

           Em sua apresentação, Francisco Batista Júnior enfatizou os avanços e os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Presidente do CNS, o SUS vem sobrevivendo duramente nos últimos tempos, em que princípios como a universalidade e integralidade são enfraquecidos “em um País que tem a cultura de saúde de enriquecimento material”.

           Batista falou sobre a pouca participação dos Conselhos de Saúde, dos quais apenas 5% cumprem seu papel. “Há uma absoluta desinformação, pois a população não sabe que existe a possibilidade de intervir e construir de forma democrática nas políticas públicas de saúde”. Ele reforçou também que a participação da comunidade está garantida na Constituição Federal e na Lei 8142, de 1990, e o que falta é mobilização para que a coisa aconteça de fato. O Presidente do CNS também falou sobre a necessidade de racionalizar e qualificar o sistema farmacêutico. Ao final, Francisco Batista Júnior propôs a construção de uma agenda descentralizada para debater a questão farmacêutica também nos Estados e Municípios

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I