Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de abril de 2009

 

 

Betim realiza Caravana em Defesa do SUS

 

 

img
foto: CNS

 A população unida pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Foi com esse espírito que 600 pessoas participaram da Caravana em Defesa do SUS, no município de Betim, em Minas Gerais, no último dia 17.

 

 A Caravana começa a chegar aos municípios e o clima é de muita animação e expectativa em torno dos debates. O Conselho Municipal de Saúde de Betim, a Secretaria Municipal, a Prefeitura de Betim e a população do município realizaram a Caravana em Defesa do SUS com muita alegria e espírito de luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde. 

 

           A atividade contou com a participação do Conselho Nacional de Saúde, por meio do seu Presidente, Francisco Batista Júnior e Conselheiros Nacionais de Saúde; o Ministério da Saúde, por meio do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves, e parlamentares também marcaram presença.

 

           Para a Prefeita de Betim, Maria do Carmo, o SUS é fruto de luta dos movimentos sociais conquistado com muita luta da população brasileira. “O SUS não veio de graça, ele aconteceu a partir do sonho dos militantes da área da saúde e queremos, agora, com a Caravana em Defesa do SUS, defender e garantir nosso sistema estabelecido e garantido na Constituição Brasileira. O nosso sonho ainda não está completamente realizado, precisamos vigiar constantemente nossa conquista”, disse a Prefeita. A Secretária de Saúde, Conceição Resende, relatou a história do controle social no Município e garantiu que o Conselho Municipal é um parceiro da gestão. A Secretária não deixou de reafirmar a necessidade de luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

           Não foi por acaso que a primeira Caravana em âmbito municipal aconteceu em Betim. A saúde local vive novos momentos e a cidade está passando por um processo de reconstrução, onde há, inclusive, grande envolvimento da sociedade nas mudanças propostas pela nova gestão.

 

           O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, garantiu que o Conselho Nacional de Saúde está aberto para participar da Caravana nos municípios. “Iremos a todos os lugares que nos convidarem. Os municípios devem organizar as  discussões locais para reforçar nossa luta nacional pela garantia do SUS, que hoje sofre sérios golpes. Estamos fazendo a Caravana para garantir o SUS para todos, fortalecer o Sistema Único que temos e garantir o SUS que queremos”, reafirmou o Presidente.

 

Fotos

Resolução:
1024x685

Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
Resolução:
1024x685
   

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I