Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de março de 2009

 

 

Governador do Maranhão marca presença na

Caravana em Defesa do SUS

 

 

         

         Nesta quinta-feira, 19 de março, cerca de 700 pessoas lotaram o Rio Poty Hotel, em São Luís, capital do Maranhão, para a Caravana em Defesa do SUS.

 

         Ao abrir o evento, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, lembrou que a Caravana é produto de um grande debate do CNS, realizado no mês de janeiro, que resultou na elaboração da agenda política do Conselho. “Na tentativa de viabilizar esse debate, e com o apoio do Ministério da Saúde, decidimos percorrer o país. Sabemos que é uma proposta ambiciosa por diversos motivos, dentre eles o fato de não termos conseguido, ainda, colocar o debate do SUS no coração do povo”. Para o Presidente, existem inúmeras ações no Sistema Único de Saúde que dão certo, “mas a mídia não participa, pois contraria os interesses de grandes grupos poderosos”.

 

         Francisco Batista lembra também da simbologia no fato de a primeira Caravana estar ocorrendo no Maranhão, “a cada pesquisa vemos o que fizeram com o povo desse Estado e queremos ter as caravanas municipais viabilizadas para levar o debate para o interior”.

 

         No momento em que recebeu das mãos do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, a agenda política de gestão estratégica e participativa do Maranhão, o Governador Jackson Lago ressaltou que a Caravana é o resultado de décadas de luta de pessoas que sonhavam em ter a descentralização da saúde e fortalecimento do Controle Social, “ela é oportuna também para retomar a discussão dos princípios do SUS, pois é fundamental a retomada do debate acerca desses princípios, que nos faz pensar que é por falta deles que estamos vivendo esse momento vergonhoso no Estado”. Para o Governador, o SUS é a democracia na sua plenitude.

 

         A Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Ieda Vanderley, lembrou que a Caravana é um momento ímpar para todos, “mesmo com toda a difamação ainda é o melhor sistema de saúde do mundo. Sabemos de todos os pontos de estrangulamento, mas a sua defesa garantirá a qualidade”.

 

         Américo de Jesus Soares Araújo, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, disse do privilégio de poder lançar a Caravana no Maranhão “para debater o SUS que queremos e que estamos construindo. Sabemos que têm dificuldades e se não tivesse não seria preciso fazer mais nada”. Segundo ele, a luta, agora, é para que a Caravana cubra todo o Estado “e não fique só em São Luís”.

 

         Para o Secretário de Saúde do Estado e representante do Conass no evento, Edmundo Costa Gomes, o SUS é uma forma de distribuição de renda e diminuição da desigualdade social, “e não pode ser considerada política de governo, mas de estado”. Ele lembra que o Conselho Estadual de Saúde tem tido um papel pró-ativo na construção do Controle Social irrepreensível, “traçando iniciativas para modificar essa realidade do Controle Social nos municípios”. O Secretário lembra as dificuldades do Estado, “temos uma população analfabeta com mais de 50 anos muito grande e os rumos que uma sociedade analfabeta pode tomar é muito diferente daquela alfabetizada, pois esta não vira massa de manobra de ninguém, sabe dos seus direitos e defende seus interesses”. Segundo o Secretário, o Estado registra o maior número de mortalidade materna, infantil, hanseníase e tuberculose, “coisas que são construídas com a pobreza e desigualdade”.

 

         José Veloso Santos Júnior, representante do Conasems, afirmou que a Caravana reforça a mobilização nacional de retomada dos princípios do SUS, “e a luta para mostrarmos para a população brasileira que o SUS é a maior política pública da história do Brasil”.

 

         Encerrando a solenidade de abertura da Caravana, Antônio Alves de Souza, recordou o sistema de saúde anterior à Constituição Federal, “a conferência de 1986 foi a primeira que levou a representação paritária com segmento dos usuários e o sistema de saúde era excludente, onde quem pagava tinha direito. A luta pelo SUS foi paralela à luta pela redemocratização, ou seja, com forte repressão. Estamos aprendendo a cada momento, a fazer com que os princípios do SUS sejam possíveis na prática em um país em que a democracia não está tão presente”. O Secretário destaca a necessidade da continuidade, “esse é um momento de partida. Estamos começando no Estado hoje e a Caravana deve percorrer os municípios”.

 

         Compuseram a mesa, ainda, Raimundo Nonato Lisboa, da Federação dos Municípios do Maranhão e Francisca Domingues, do Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz. Além de representantes de diversos municípios, marcaram presença no evento prefeitos, secretários de saúde e comitivas do estado vizinho Piauí e Ceará, próximo a receber a Caravana, na semana que vem.

 

Fotos Karina Zambrana

19/03
Resolução:
2896x1936

 
img
19/03
Resolução:
2896x1936
19/03
Resolução:
2896x1936
  img 19/03
Resolução:
2896x1936
img 19/03
Resolução:
2896x1936
  img 19/03
Resolução:
2896x1936
img 19/03
Resolução:
2896x1936
 
img
19/03
Resolução:
2896x1936

 

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I