Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de novembro de 2009

 

 

 

Cultura e Saúde marcam Caravana em Defesa do SUS do Amapá

 

 

 

           A 20ª etapa da Caravana em Defesa do SUS foi realizada na última terça-feira (17) com a participação de conselheiros de saúde, estudantes, gestores e movimentos sociais. Além de debates em torno da conjuntura atual da saúde, os presentes no evento tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura da região, com apresentações de música, de vídeo de saudação do Estado e de dança típica.

 

           Cerca de 500 pessoas estiveram no CetaEcotel, Rua do Matadouro, 640 – Distrito da Fazendinha- Macapá /AP, para acompanhar os debates sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde em âmbito local e nacional, bem como o painel “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”.

 

           Durante a Caravana, o Governador em Exercício e Secretário de Estado da Saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, destacou que “nos últimos dois anos tem buscado todas as alternativas para permitir o atendimento em saúde para toda a população do Estado”. Pedro Paulo Carvalho informou, ainda, que o governo vem tentando investir os 12% na área de saúde, mas que este ano está com certas dificuldades. “Nós estamos fazendo o nosso dever de casa, porém o SUS precisa de alguns ajustes, e a questão do financiamento, é um deles”, afirmou ao defender a regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29 (EC-29).


           Francisco Batista Junior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), falou da importância da realização da Caravana por todo o País. ”Tão importante quanto mostrar o que é SUS, é mostrar as dificuldades que o Sistema vem enfrentando desde a sua criação”, explicou. Na oportunidade, o Presidente do CNS ressaltou a necessidade de indicação por parte do Amapá da delegação dos representantes do Estado no Seminário Nacional Preparatório da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, que acontece em Brasília dos dias 4 a 6 de dezembro.


           A Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zilnaide Teixeira, fez questão de saudar os participantes e destacar a satisfação do controle social em participar da Caravana. Segundo Zilnaide Teixeira, “é preciso fazer o SUS, aquele que está escrito, mas ainda não executado”. Em sua fala durante o Ato Político de Abertura do evento, o Presidente do Cosems do Amapá, também representando o Conasems, José da Silva Monteiro, destacou a ausência de parlamentares na Caravana. Ele ressaltou, ainda, a necessidade de se ter um olhar diferente para a saúde da região amazônica.

 

           Para o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antonio Alves de Souza, a Caravana é uma tentativa de trazer para o debate nacional o Sistema que foi construído durante a 8ª Conferência de Saúde e a realização por todos os Estados do país ajuda a conhecer o SUS, saber de suas carências e ter um olhar diferenciado da saúde nas mais diversas regiões. O Secretário de Saúde de Macapá, Eduardo Monteiro, também falou sobre a importância do SUS, “um sistema importante e que está sendo referência para que outros países implementem seus programas de saúde”.

           Os presentes na Caravana em Defesa do SUS do Amapá também tiveram a oportunidade de receber informações sobre doação de medula óssea e de órgãos, HumanizaSUS, SAMU, aleitamento materno, entre outros.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I