Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de novembro de 2009

 

 

 

Amapá debate Sistema Único de Saúde

 

 

 

           Durante a Caravana em Defesa do SUS do Amapá, os cerca de 500 participantes tiveram a oportunidade de acompanhar os paineis e debates sobre o Sistema Único de Saúde. O evento realizado na terça-feira (17), no CetaEcotel, em Macapá, ressaltou os avanços e desafios do SUS nacionalmente e no Estado, além de ter um painel sobre a defesa do Sistema como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade.

           O primeiro bloco de paineis foi apresentado pelo Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, e pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antonio Alves de Souza, sob coordenação da Conselheira Nacional, Marisa Fúria. Também compuseram a mesa o Secretário-Adjunto de Saúde do Amapá, Ronaldo Dantas e o representante do Conasems, José da Silva Monteiro.

           Na oportunidade, Francisco Batista Júnior, procurou reforçar a importância das pessoas conhecerem o SUS, com a apresentação da legislação sobre o tema e os avanços e desafios do Sistema. Para o Presidente do CNS, o subfinanciamento, dificuldades no modelo de atenção e a gestão do trabalho são alguns dos problemas atuais do SUS. Já o Secretário Antônio Alves informou que a adoção do SUS como Patrimônio da Humanidade permitirá que seus princípios sejam garantidos, não podendo mais sofrer alterações.

           O período da tarde da Caravana foi dedicado ao painel regional. O Coordenador de Planejamento da Secretaria de Saúde do Amapá, Samuel Spner, apresentou dados sobre os avanços e desafios do SUS no Estado, em uma mesa composta pela Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elizabeth Mourão, pelo Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roberto Bauer, e sob coordenação da Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zilnaide Teixeira.

           Samuel Spner fez uma abordagem histórica da saúde no Estado. O banco de leite do Estado e o centro dermatológico, referência no tratamento de doenças tropicais, foram alguns dos avanços do SUS no Amapá apontados pelo Coordenador de Planejamento. Outro avanço no Estado, segundo Elizabeth Mourão e Roberto Bauer foi a estruturação dos respectivos Conselhos de Saúde, com a melhoria da infraestrutura e a maior participação do controle social na saúde.

           Ao final, o público acompanhou a apresentação de um grupo de marabaixo, dança típica do Amapá que se assemelha ao arrastar de correntes nos pés dos escravos.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I