Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de agosto de 2009

 

 

 

Conep realiza primeira reunião aberta

 

 

 

 

           Ampliar o debate em pesquisas em diabetes e o acesso aos medicamentos pós-estudos. Foi com esse objetivo que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu, nesta sexta-feira (21), a primeira reunião aberta da Comissão com a participação de pesquisadores, entidades representativas, comitês de éticas, representantes das indústrias e Conselheiros Nacionais.

           Segundo a Coordenadora da Conep e Conselheira Nacional, Gyselle Saddi Tannous, o evento foi uma ótima oportunidade para abrir e estabelecer diálogos entre o órgão regulador e os interessados de forma a construir um consenso nas temáticas debatidas. Ela afirmou que foram observados, durante as reuniões da Comissão, que diversos pontos estavam sendo repetitivamente analisados e com a maioria dos protocolos não aprovados reforçando a importância do encontro. “Esse evento permite uma discussão em grupo, o que pode fazer com que tais pontos avançem. Os projetos em diabetes e a discussão ética da continuidade do acesso aos medicamentos também têm sido grandes desafios”.

           Representando o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, a Secretária-Executiva do Conselho, Rozângela Fernandes Camapum, confirmou durante a mesa de abertura da reunião o apoio do Conselho Nacional de Saúde ao debate da ética em pesquisa de forma mais democrática. Ela ressaltou ainda que o CNS está sempre aberto aos debates, seja na Conep ou no Plenário do Conselho.

 

 

           O Coordenador do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Alvimar Botega, informou sobre a ampliação de recursos da Secretaria na compra de medicamentos para diabetes. Ele explicou também que desde 2005/2006 a compra de insulina, medicamento da atenção básica, não é feita exclusivamente pela União, mas com recursos repassados para Estados e Municípios fundo a fundo. Botega também falou sobre um estudo do Ministério que mostra a divergência sobre o consumo de insulina entre as localidades, apontando que a distorção da quantidade utilizada está relacionada ao acesso aos especialistas. Ao final, ele destacou o trabalho da Conep e a importância da Comissão e do CNS para o sistema de saúde do País.

 

           No período da manhã foram feitas três apresentações e debates sobre as pesquisas em diabetes pelo pesquisador Freddy Goldberg, pelo membro da Conep, Carlos Adriano, e pela representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Patricia F. Andreoth. Entre os assuntos abordados, as dificuldades de inclusão de paciente, a análise ética de estudos em diabetes mellitus, entre outros.

  

   

Fotos

 

21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936

  21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
  21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
  21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936
  21/08 - Conep
Resolução:
2896x1936

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I