Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de setembro de 2009

 

 

Caravana do Piauí leva à população informação, debates e entretenimento

 

 

img

        A Caravana em Defesa do SUS chegou ao Piauí, nesse dia 18 de setembro, provocando uma grande mobilização entre gestores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde. Logo no início da manhã, enfermeiros e enfermeiras fizeram uma caminhada pela cidade até a Praça Pedro II, onde estava sendo realizada a Feira da Saúde com a participação de diversos órgãos.

 

 

        Em frente à Praça, o Auditório Mestre Dezinho ficou lotado com a presença de Secretários de Saúde de vários Municípios, representantes de Sindicatos e de Movimentos Sociais que foram prestigiar a solenidade de abertura da Caravana em Defesa do SUS do Estado do Piauí.

 

        Para o Secretário de Saúde do Estado e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, a Caravana propicia um momento único. “A informação acerca do SUS não está sendo bem vendida para a sociedade e isso é porque não estamos sabendo vender. É uma falha nossa e precisamos avaliar os motivos”. Segundo Assis Carvalho, há no inconsciente coletivo e na intenção de grupos poderosos a ideia de que o que é público não funciona.

 

        A Secretária em exercício da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, parabenizou os profissionais de enfermagem pela caminhada no início da manhã, “que nos mostra que com vontade se faz”. Ela rendeu elogios, também, ao Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, “nunca, na história do CNS, tivemos alguém tão dedicado e aguerrido na luta pelo SUS. Ele é nosso importante e mais forte defensor do Sistema Único de Saúde”. Para Maria Natividade, o SUS só sobrevive, apesar de tantos interesses contrários, porque tem a população e a participação social em sua defesa. “Precisamos preservar o SUS para nossos filhos e netos, pois eles correm um sério risco de perdê-lo”.

 

        Mais uma vez, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, sugeriu que a Caravana faça parte do calendário oficial do Conselho, passando a ser realizada de dois em dois anos, entre as Conferências Nacionais, “é uma forma de estarmos mais próximos em períodos mais curtos”. Ele falou, também, da necessidade de maior comunicação, “precisamos dialogar melhor com a população e com a mídia, reforçando que 100% da sociedade usa o SUS, seja por meio dos transplantes, vacinas, Samu ou Vigilância Sanitária”. Francisco Júnior lembrou, ainda, da necessidade de fortalecimento e qualificação dos Conselhos de Saúde, “queremos dialogar com o Governador e com o Secretário de Saúde sobre o Conselho que foi eleito em fevereiro e ainda não tomou posse. Além do fato de o seu presidente ainda não ser eleito juntamente com o corpo de conselheiros”.

 

        Compuseram a mesa, ainda, o representante da Coordenação Nacional da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, José Teófilo Cavalcante, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Freitas, o representante do Conasems/Cosems, Luimar de Jesus Santos e a Secretária da Assistência Social e Cidadania do Estado, Rosangela Sousa.

 

Feira de Saúde

 

        Na Praça Pedro II, a população pôde conferir, nos 23 estandes climatizados, os trabalhos da Secretaria de Estado da Saúde, associações sem fins lucrativos, Universidade, Secretaria de Saúde, Conass e Conasems, além de órgãos do Ministério da Saúde, como a Anvisa, por exemplo, e da Prefeitura de Teresina.

 

        Durante todo o dia, houve, no mesmo espaço, apresentações de música e dança, com Chagas Vale e o grupo de Hip Hop e show de humor.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I