Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de dezembro de 2009

 

 

1ª Confecom debate era digital em Brasília

 

 

 

img

        A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) reuniu em Brasília quase 1.700 representantes da sociedade, do meio empresarial e do poder público para debater a participação cidadã na era digital. O evento ocorreu de 14 a 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

        Com o tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a 1ª Confecom se desenvolveu sobre três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”. A abertura contou com a participação da Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

 

        “Mudaram as tecnologias, mudou o país, mudou o mundo e, como não podia deixar de ser, mudou também a comunicação” afirmou Lula. “A convergência de mídias deve ser um estimulo à multiplicação dos meios de comunicação social, nunca a sua monopolização ou sua oligopolização”, completou o Presidente, referindo-se aos novos meios, como Internet e TV Digital.

 

img

        Os 1.654 participantes foram divididos em 15 Grupos de Trabalho, que apresentaram dezenas de propostas. Foram aprovadas 672 propostas, que podem virar projetos de lei ou balizar políticas públicas da área. Entre elas, destaca-se a que estabelece um mecanismo de fiscalização, com controle social e participação popular em meios de comunicação; a que propõe a criação do Conselho Nacional de Comunicação e do Conselho Federal de Jornalismo; a que defende uma nova Lei de Imprensa e a que exige a volta do diploma para o exercício do jornalismo.

 

        A realização do evento atendeu a demanda antiga dos três setores: sociedade civil (movimentos sociais, organizações do setor privado-comercial e mídia pública); governo e empresariado. A Comissão Organizadora Nacional foi composta por representantes civis e do Executivo Federal.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I