Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de julho de 2009

 

 

Financiamento na pauta da Caravana de Pernambuco

 

 

            Na última quarta-feira (22) aconteceu a 7ª etapa da Caravana em Defesa do SUS no Centro de Convenções de Olinda, Teatro Guararapes. O evento faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem entre seus objetivos a discussão dos problemas e dos avanços do SUS em cada Unidade da Federação. O evento de Pernambuco foi marcado pela grande participação do Controle Social do Estado.

 

            A Presidente do Conselho Municipal de Recife, Margarida Alves destacou a importância da participação do Controle Social no evento. Segundo ela, é preciso fazer uma rediscussão emergencial e polarizar o SUS como uma responsabilidade social. Para Margarida Alves é fundamental que o movimento continue se mobilizando na construção do SUS e exercendo seu papel no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas de saúde.

 

            O representante da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa, falou sobre o momento atual pelo qual passa o SUS. Para ele, o Sistema possui um arcabouço legal e jurídico muito importante, mas que precisa ser visto como prioridade de governo, principalmente quanto à questão do financiamento. “O que assegurou os 20 anos do SUS, fruto de muita luta, foi sua sustentabilidade perante a sociedade. Porém, é preciso aproveitar oportunidades como esta para que seja discutida a forma de resolver os seus problemas e como eles serão enfrentados”, conclui.

 

            O Secretário Estadual de Saúde, João Lyra Neto, que no ato representou o Governador Eduardo Campos, salientou a importância do que chamou “de grande conquista recente da história do povo brasileiro que é o Sistema Único de Saúde” e aproveitou para reafirmar seu compromisso pessoal com o setor: “quero aproveitar para reafirmar meu propósito de trabalhar para melhorar a qualidade do sistema de saúde aqui em Pernambuco”.

 

            O ex-Ministro da Saúde e atual Secretário das Cidades do Estado de Pernambuco, Humberto Costa, agradeceu a oportunidade de participar de um movimento nacional em defesa do SUS. Segundo Costa, o SUS representa uma das políticas sociais mais importantes que o País conseguiu construir. Humberto Costa ressaltou, ainda, que é preciso colocar a questão do financiamento do Sistema na ordem do dia “não podemos ter medo de discutir um novo imposto para a saúde. O fim da CMPF não fez os preços dos medicamentos caírem como muitos sugeriram que ia acontecer”.

 

            Também na cerimônia de abertura, a Secretária Substituta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria Natividade Gomes da Silva, destacou que o tripé que mantém o SUS é a participação social e todos os seus Conselhos de Saúde. Ainda de acordo com a Secretária, o SUS tem dificuldades que precisam ser enfrentadas, mas não se pode esquecer que é por meio dele que grande parte da população brasileira tem acesso à saúde.

 

            Ao final, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, agradeceu a grande participação popular no evento de Pernambuco e afirmou que a manutenção e a melhoria do SUS são os grandes objetivos de todos que estavam no evento. De acordo com o Presidente do CNS, o Brasil tem o maior sistema de atendimento à saúde, sendo invejado inclusive por países desenvolvidos. Batista Júnior informou que entre os principais problemas a serem enfrentados pelo SUS estão o modelo de atenção básica, a profissionalização, o financiamento e a privatização. O Presidente do CNS sugeriu, ainda, levar a Caravana também para o interior dos Estados e Municípios contando com o apoio do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I