Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de julho de 2009

 

 

Pernambuco debate a importância das redes na atenção à saúde

 

 

           A Caravana em Defesa do SUS do Estado de Pernambuco, realizada no dia 22 de julho, proporcionou a realização de três painéis temáticos em que foram abordados os avanços e desafios do SUS, o reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade e a regionalização e consórcio intermunicipal como ferramenta de organização da rede de saúde do Estado.

 

           O primeiro painel sobre avanços e desafios do SUS foi apresentado pelo Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, e buscou mostrar as principais conquistas proporcionadas pela criação do Sistema Único de Saúde e os pontos que necessitam de atenção e soluções para evitar um possível enfraquecimento do Sistema. Fizeram parte da mesa a Secretária Substituta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), Maria Natividade Gomes da Silva, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutoso Silva, o Conselheiro Estadual, Frederico Leite e a representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cristina Setti.

 

           A Secretária Substituta da Sgep/MS, Maria Natividade Gomes da Silva, falou sobre a importância do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade. “Com a definição do SUS como Patrimônio da Humanidade, os princípios doutrinários como, por exemplo, a descentralização, comando único em cada esfera de governo e a participação da comunidade não poderão mais ser modificados ou alterados”, explicou. Maria Natividade Silva reforçou a necessidade de uma grande movimentação nacional em defesa dos princípios e diretrizes do SUS, sendo fundamental a adesão dos Estados na questão.

 

           O terceiro painel da Caravana em Defesa do SUS teve a apresentação “A Regionalização em Pernambuco – Desenhando a Rede em Defesa da Vida” feita pelo Secretário Executivo de Regulação em Saúde, Anderson Torreão. Trata-se de uma proposta da Secretaria de Saúde Estadual de regionalização dos serviços de saúde e, segundo Anderson Torreão, a regionalização pode dar garantia de descentralização da saúde, item previsto inclusive na Constituição Federal. “É preciso pensar as particularidades de cada Município, ter um olhar de cada local”, pontuou. O Secretário Executivo de Regulação em Saúde aproveitou para ressaltar que este é um momento importante para garantir um SUS adequado, com a busca de entendimentos para que juntos possam construir coisas e caminhos novos no Estado de Pernambuco e assim mudar a realidade do Estado.

 

           No encerramento, o Conselheiro Nacional Alexandre Magno, representando o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, entregou à Conselheira Maria Lúcia Peixoto um documento por meio do qual agradeceu ao Conselho Estadual e Conselhos Municipais pela organização e participação na Caravana em Defesa do SUS. “Pernambuco representou de fato a defesa do Sistema Único de Saúde”, disse Alexandre.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I