Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de outubro de 2009

 

 

Caminhada abre Caravana em Defesa do SUS no Pará

 

 

 

           A 15ª etapa da Caravana em Defesa do SUS começou, nesta quinta-feira (22), em Belém, com uma caminhada convocando a população para abraçar a causa da saúde pública do Pará. Após percorrer o trajeto entre a Universidade Estadual do Pará e o Hangar, local da Caravana, os participantes do evento acompanharam a ato político de abertura.

 

           Em seu discurso, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, afirmou que o Sistema Único de Saúde hoje vive um de seus piores momentos e que a realização da Caravana foi pensada pelo Conselho justamente para mostrar o SUS na sua essência. Francisco Batista destacou a defesa da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (EC-29) e do SUS como patrimônio entre os pontos importantes da Caravana.

 

           A Secretária de Estado de Saúde Pública (SESPA) e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Silvia Comaru, ressaltou o orgulho em participar da Caravana. “O SUS é uma construção da população, dos movimentos que lutaram pela reforma sanitária. Ele nunca será um sistema perfeito, mas melhorou muito desde a sua criação e precisa sim de uma boa gestão e também de mais recursos”, disse. A Secretária lembrou da importância de se discutir o financiamento e afirmou que “fazer saúde na região Norte é diferente de fazer saúde no Sul e no Sudeste”.

           A necessidade de sensibilizar a classe política pela regulamentação da EC-29 foi  defendida pelo representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Jader Gardeline. Já Wilson Alecrim, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, destacou o fortalecimento da participação popular no SUS entre os objetivos da Caravana.

 

           “O SUS merece todo carinho e luta dos profissionais da área na busca por um sistema melhor e de qualidade”, disse Antonio de Aragão Vinagre, Secretário Municipal de Saúde de Belém.  Na oportunidade, Antonio Vinagre reforçou a defesa da regulamentação da EC-29.

           O financiamento também foi um dos pontos ressaltados pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP), Antonio Alves de Souza. Segundo o Secretário, a SEGEP já trabalha de forma diferenciada em relação à região amazônica, com 20% a mais nos repasses, “é preciso tratar os diferentes, diferente e oferecer mais aos que menos possuem”, afirmou. Outra questão apontada por Antonio Alves foi o processo de judicialização na saúde vivenciada por muitos gestores que ao respeitar a decisão de juízes e promotores acabam prejudicando a população. “Como fica o princípio da equidade quando a justiça obriga a retirada de um recurso de um serviço para a compra de um medicamento para um único paciente”, questionou.

 

 

 

       

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I