Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de agosto de 2009

 

 

Conep promove discussão sobre medicação pós-estudo

 

 

 

           A primeira reunião aberta da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) seguiu na tarde desta sexta-feira (21), com o tema do acesso à medicação após o término dos estudos.

 

           A mesa de debates foi composta pelos representantes da Conep José Araújo Lima Filho e pelo professor Dirceu Bartolomeu Greco, além de Vitor Harada, da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (Abracro) e de Patricia Andreotti, da Coordenação de Pesquisas e Ensaios Clínicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

           As opiniões tanto da mesa quanto dos demais participantes foram divergentes. Alguns médicos disseram que só se sentem aptos a medicar pacientes após a aprovação da Anvisa; porém, outros lembraram que voluntários que sofrem de doenças sem tratamento deveriam continuar recebendo a medicação para preservar a vida, antes mesmo dos remédios obterem a comprovação científica da Anvisa. Entretanto, a representante da Anvisa disse que é um risco o laboratório patrocinador ser o único responsável pela saúde do paciente pós-estudo.

 

           Pesquisadores, médicos, usuários e representantes das indústrias concordam que após a aprovação da Anvisa, deve-se continuar com a medicação de forma gratuita, como forma de compensar os voluntários que se arriscaram com drogas experimentais.

 

           Algumas vozes dissonantes ressaltaram que esta medida seria injusta com pacientes debilitados pela doença e que por isso não puderam participar do estudo. Os usuários também pediram para que os pesquisadores considerem sua opinião sobre a continuidade do tratamento, e não avaliar só os resultados de exames.

 

           A norma vigente diz que os voluntários de estudos devem ter acesso aos medicamentos somente se a eficácia for comprovadamente superior aos medicamentos convencionais.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I