Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de julho de 2009

 

 

 

Ministério divulga respostas às questões mais

comuns sobre a Infuenza A (H1N1)

 

 

 

 

            A gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1) teve o primeiro caso detectado no dia 24 de abril no México, mas desde então atingiu milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de 25 de abril a 18 de julho, foram notificados mais de oito mil casos suspeitos. Desse total, apenas 1.566 foram confirmados.

 

            Até 22 de julho, o País registrou 29 óbitos de pacientes infectados pela nova doença, sendo que 11 são do Rio Grande do Sul, 12 de São Paulo, 5 do Rio de Janeiro e 1 do Paraná. Ou seja, a gripe avançou principalmente nas Regiões Sul e Sudeste, mas o vírus está circulando livremente pelo Brasil.


            Por isso, o Ministério da Saúde decidiu orientar a população com respostas às perguntas mais frequentes sobre a Influenza A (H1N1). São indicados procedimentos de prevenção, como evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, e quais são os principais grupos de risco (crianças pequenas; idosos; mulheres grávidas; pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; pessoas com bronquite, enfisema ou asma; pessoas com doenças que reduzem a imunidade do organismo, como o câncer, e pessoas que estão fazendo tratamento quimioterapico ou que fizeram transplantes de órgãos e estão tomando medicamentos para evitar a rejeição).


            O Ministério da Saúde já distribuiu 10 mil tratamentos e nesta semana foram distribuídos para os Estados mais 50 mil tratamentos. Até o fim de julho o Ministério receberá mais 150 mil tratamentos e possui em estoque nove milhões de tratamentos em pó.

 

            Além disso, há 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo vírus, mas recomenda-se que a pessoa, ao sentir os sintomas da gripe (febre acima de 38º, tosse, dores de cabeça, musculares ou nas articulações e dificuldades respiratórias), procure primeiro o médico de confiança ou do plano de saúde, ou profissionais da Saúde da Família, postos de saúde e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

            O Instituto Butantan, em São Paulo, está desenvolvendo uma vacina contra o vírus, que deverá estar disponível no próximo ano.

 

            Mais informações no portal do Ministério - www.saude.gov.br - ou pelo serviço Disque Saúde (0800 61 1997).

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I