Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 26 de março de 2009

 

 

 

Caravana em Defesa do SUS reúne mais de mil pessoas no Ceará


 


         Em uma mesa em que foi possível contemplar representantes dos gestores de todas as esferas, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, Ministério Público e Poder Legislativo, começou, na manhã desta quarta-feira (25/03), no Estado do Ceará, a Caravana em Defesa do SUS.


         Após a execução dos hinos nacional e do Estado pela banda do Corpo de Bombeiros do Ceará, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CES), Alci Pinheiro, deu as boas vindas e destacou que a Caravana vai se espalhar pelo Estado, “a partir de então devemos descer para as nossas macrorregionais e ir até os municípios com essa mensagem de que a saúde é um direito do cidadão e dever do estado”. Para o Presidente, a Caravana marcará a saúde no Estado, “estamos vivendo um momento lúdico, de prazer e satisfação. É um marco na saúde do Ceará”.


         A representante do Movimento das Mulheres no CES, Maria de Jesus, lembrou que o SUS representa uma das maiores conquistas sociais dos últimos tempos “e ele veio com a força de muitos ativistas”. E lembra a importância da atividade, “é momento de reflexão. Tivemos avanços, mas os desafios são maiores”.


         Raimundo José Arruda, Secretário-Executivo da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, representando o Secretário de Saúde e o Governador, lembrou a presença dos militantes do controle social, “temos aqui inúmeros profissionais da saúde, do povo do controle social, que batalhou para conquistar o SUS em 1988. E nessa gestão buscamos esses personagens para compor a Secretaria e não deixar que os ideais construídos não ficassem pra trás”. Sobre a Caravana, ele ressaltou que um dos méritos da programação está na contemplação dos avanços e desafios do SUS, tanto em nível nacional, como estadual.



         Alexandre José Mont´Alverne, Secretário de Saúde em exercício do município de Fortaleza e representante da Prefeita, fez uma resgate histórico do movimento em defesa da criação do SUS lembrando que antes da Constituição Federal, Fortaleza já possuía distritos de saúde, “já havia, inclusive, Conselho de Saúde e profissionais mobilizados em busca da unificação de serviços”. Sobre o princípio da universalidade, o secretário afirma que é necessário reinstitucionalizar a universalização, “o cidadão tem o direito de ser atendido em qualquer lugar, sem qualquer exigência. Nós gestores é que temos que discutir como se dará o financiamento, mas a população não pode ser penalizada”.



         Segundo o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, a Caravana é fruto do debate acerca dos 20 anos do SUS, “fazemos uma defesa incondicional e intransigente do SUS e mostramos tudo o que conquistamos nesse pouco tempo. Mas somos nós também que temos autoridade para dizer onde ainda há falhas; nós temos legitimidade para dizer que sofremos contundentes derrotas”. Para Francisco Batista, os avanços do SUS são visíveis, “talvez o SUS seja o principal elemento que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e não podemos negar isso, mas estamos sendo derrotados no financiamento, no modelo de gestão e em outras áreas. Daí a mobilização da Caravana, para mostrar ao povo as vitórias e o que está errado e precisa ser mudado”.



         Marcelo Sobreira, Subsecretário de Saúde do Estado do Ceará, lembrou que a defesa do SUS faz parte do pacto pela saúde, “e a Caravana vai reativar as forças de cada um, sendo que a principal vitamina dessas ações são os Conselhos de Saúde”. Segundo Marcelo, o Governo do Ceará tem algumas bandeiras importantes “como a descentralização da atenção especializada, a integralidade, o financiamento e outras”.


         Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde, que no evento representou o Ministro da Saúde, fez uma reflexão acerca do momento atual, “tem uma revolução que precisa ser feita entre nós, que trabalhamos na saúde, que é a reconquista pelo reencantamento de todos, pois um movimento como esse precisa sensibilizar e trazer para as suas fileiras o povo do País, caso contrário não vai pra frente”.


         Além do Ministério da Saúde, Conselhos Nacional e Estadual de Saúde e Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, compuseram a mesa de abertura, o representante da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Roberto Claudio Rodrigues Bezerra; o Superintendente da Escola de Saúde Pública, Haroldo Pontes; a Promotora em Defesa da Saúde Pública do Ministério Público Estadual, Isabel Salustiano de Arruda Porto; o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra; o vereador Machadinho Neto, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; e a Prefeita da cidade de General Sampaio, Eliene Brasileiro, Presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará.

 

 

Veja as fotos

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I