Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de março de 2009

 

 

Caravana: Painel destaca a importância da mobilização

 

 

         Coordenada pelo Conselheiro Artur Custódio, a primeira mesa da Caravana em Defesa do SUS levou ao Ceará os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde, em âmbito nacional.

 

         Ao apresentar dados coletados pelo IBGE, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, lembrou a necessidade de preservação do resgate histórico e ideológico do SUS, “temas como saúde, educação e outros são fundamentalmente ideológicos e não quer dizer que tenham algum alinhamento político”. Para ele, a discussão acerca da Emenda Constitucional 29 e do financiamento da saúde passa, necessariamente, pelos números da dívida brasileira “que favorecem grupos bem específicos. Dizer que não tem direito pra saúde é mentira, ele está indo para favorecer esses grupos”.

 

         O Presidente do CNS lembrou uma das bandeiras da Caravana: “um dos eixos estruturantes que precisam ser revistos é o modelo de atenção. O Brasil é o que tem o melhor programa de transplantes do mundo, mas não precisava ser assim, pois muitos procedimentos poderiam ser evitados se os usuários tivessem acesso a uma atenção básica eficiente e multiprofissional. Temos o maior programa de transplante, mas não temos atenção básica”.

 

         Wilames Freire Bezerra, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), disse que a instituição vem mantendo uma luta incessante para estimular o espaço do Controle Social, “e criamos uma secretaria de participação e Controle Social, por meio do qual estamos conseguindo levar para dentro do Conasems as informações do Controle Social”.

 

         O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, ponderou, em sua mediação, que a gestão e os segmentos dos trabalhadores e dos usuários têm construído um interessante debate, “e não existe SUS sem um desses segmentos. Agora, como harmonizar e construir somatórios para avançar é um desafio”. Para ele, outro desafio posto é o estímulo à participação, “como fazer para que as pessoas voltem a se encantar? Como chamar aquela pessoa que participou da luta, em 1986, pela construção de um dos princípios que é a universalidade, se ela não consegue uma vaga num hospital?”, indagou o Secretário que afirmou que há, ainda, a necessidade de mudanças estruturais “que só serão feitas se houver uma grande mobilização como a dos anos que precederam a Constituição Federal de 1988.

 

         Ao encerrar os trabalhos da mesa, Artur Custódio falou da necessidade de mostrar, especialmente aos jovens, que o SUS é de propriedade coletiva, “e todos somos donos e usuários”.

 

 

Veja as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I