Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de outubro de 2009

 

 

Especificidades da Região Norte marcam a Caravana do Pará




         Durante a Caravana em Defesa do SUS do Estado do Pará, realizada na última quinta-feira (22), em Belém, o pleito do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade e a saúde pública no Estado do Pará foram os temas dos paineis realizados no período da tarde.

         Em sua fala sobre o reconhecimento do SUS como Patrimônio da Humanidade, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, fez um resgate histórico dos motivos do reconhecimento. Segundo o Secretário, o SUS como patrimônio imaterial garantirá que seus princípios doutrinários não sejam modificados.  “O SUS é a cara do Brasil, uma das maiores políticas de inclusão social do País, e que não podemos abrir mão”, disse.

         No painel local, a Secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comaru, falou sobre a realidade, os avanços e desafios da saúde no Pará. A Secretária destacou que a saúde paraense é resultado de diferentes variantes entre os quais estão os baixos padrões de escolaridade e de saneamento, a concentração de terra e o avanço de doenças do “mundo moderno” como, por exemplo, infartos, acidentes de carros e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Segundo Silvia Comaru, hoje os serviços de saúde no Pará estão concentrados em municípios com mais de 100 mil habitantes, um problema em função da diversidade geográfica do Estado. A Secretária disse, ainda, que um dos desafios do Estado é fazer um planejamento para a saúde de acordo com a realidade de cada localidade. Buscar fortalecer a atenção básica na região foi apontada pela Secretária como uma das estratégias do Governo local na busca pela melhoria da saúde pública.


         Compuseram a mesa de debates a Conselheira Estadual de Saúde, Beth Siqueira, a Secretária Municipal de Saúde de Xinguara, Rosinete Bernardes e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bremen Cardoso. Ao final dos debates, o Conselheiro Nacional Valdemir Andrade França, representando no ato o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, destacou a realização e organização da 15ª etapa da Caravana em Defesa do SUS e entregou o certificado do evento à Secretária de Saúde Pública do Pará, Silva Comaru. O encerramento da Caravana no Pará foi marcado pela apresentação do Coral Nossa Voz.

 

 

 

 

       

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I