Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de abril de 2009

 

 

 

Seminário debate melhorias na Ouvidoria do SUS

 

           Sempre preocupada em atender de forma adequada os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participava (SGEP), através do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, começou hoje, em Brasília, um evento com gestores da área de saúde de todo País. O I Seminário do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS tem como objetivo fomentar a troca de informações entre as ouvidorias estaduais e municipais com a Ouvidoria Geral do SUS. A iniciativa visa mostrar aos participantes que a ouvidoria é um importante espaço de fortalecimento da democracia participativa na saúde pública.

 

           Presente na abertura do evento, o secretário da SGEP, Dr. Antônio Alves ressaltou a importância das ouvidorias locais na troca de informações. “Escutar o usuário do SUS é a melhor forma de melhorá-lo. A ouvidoria existe para dar voz ao cidadão. E tenho certeza que se vocês (gestores) estão aqui hoje é porque acreditam nisso e vão trabalhar por uma ouvidoria integrada em todo País”, disse Alves.

 

           Endossando o discurso do secretário da SGEP, o diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio, destacou o papel da ouvidoria como instrumento de comunicação direta e eficaz com a população. “Nossa idéia aqui é mostrar como a ouvidoria é, na verdade, um instrumento para o calibramento das ações que os gestores de saúde devem tomar no dia-a-dia”, disse. Fulgêncio aproveitou para lembrar a importância da ouvidoria diante da atual possibilidade de pandemia em torno da gripe suína. “Nossas ligações aumentaram consideravelmente. Gente de todo País perguntando como fazer com a gripe bovina. Estamos ali para isso: dar informações e receber reclamações”, destacou.

 

           Já o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), José Ênio, disse que um evento desse tipo era um desejo comum a maior parte dos secretários de saúde e que era uma grande honra participar do primeiro. “Esse seminário é fundamental para saúde do Brasil. Sempre ansiamos isso. A descentralização da ouvidoria fortalece os estados e municípios e facilita consideravelmente a troca de dados. E o melhor é que quem ganha com isso é o usuário do SUS”, concluiu.

 

           Também estiveram presentes ao evento a representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Márcia Pinheiro, e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. O seminário termina amanhã.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I