Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de outubro de 2009

 

 


Caravana em Defesa do SUS chega a sua 16ª etapa

 

 

 

 

         Minas Gerais foi a sede da 16ª etapa da Caravana em Defesa do SUS, realizada em Belo Horizonte, no último dia 28.

 

         Conselheiros de várias localidades do Estado e conselheiros nacionais, além de representantes do Conselho Municipal de Piraí, no Rio de Janeiro, participaram do evento que teve, ainda, a participação, do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, da Secretária em exercício da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, do Secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, do Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geraldo Heleno Lopes, do Coordenador da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Renato Barros, do Deputado Estadual, Adelmo Leão e da representante do Conasems e Secretária de Saúde de Barbacena, Elizabeth Rodrigues Pereira.

 

         O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou a importância do Sistema Único de Saúde, “precisamos mostrar ao povo brasileiro que o SUS não é miséria, não é só dificuldade de acesso. O SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo e também uma arma poderosa na diminuição das desigualdades sociais”. Francisco ressaltou, no entanto, as crescentes derrotas que o Sistema vem sofrendo, “a dificuldade na regulamentação da EC-29 é prova disso. Assim como os avanços das organizações sociais e a recente aprovação do ato médico na Câmara dos Deputados”.

 

         Na oportunidade, o Vice-Presidente Geraldo Heleno fez uma retrospectiva do fortalecimento do Controle Social no Estado, “a partir de 2004 o Conselho conseguiu estabelecer-se como entidade própria, com apoio, com infraestrutura e representando de fato o controle social”. Sobre a possibilidade de ter o reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, por parte da Unesco, ele declara: “não sei se o SUS vai se tornar patrimônio da Unesco, mas sei que o SUS é patrimônio de todos os brasileiros”.

 

         Segundo o Deputado Adelmo Leão, 95% dos municípios brasileiros já cumprem a Emenda Constitucional nº 29. “mas existe uma orientação dos Estados para não regulamentar a Emenda. Por isso temos obrigação de cobrar do Congresso Nacional”, disse ele. Adelmo Leão disse também que irá apresentar à Assembléia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei relativo ao cumprimento da EC-29 no Estado.

 

         Para a Secretária em exercício, Maria Natividade, mesmo com a aprovação da regulamentação da EC-29, o SUS corre riscos, “precisamos ter a permanente ação do controle social. Precisamos nos reencantar com o SUS e agir como fizemos na época da reforma sanitária. Buscar o reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade faz parte disso”.

 

         Ao traçar um panorama do SUS e seus problemas, o Secretário Marcus Pestana lembrou que o Sistema Único de Saúde é generoso e é o melhor do mundo em termos de arquitetura, “é uma enorme vitória, inclusive social”. Dentre os desafios, Pestana destacou a questão do financiamento, problemas de gestão, a revolução científica tecnológica e o modelo de atenção.

 

         Para a Secretária Elizabeth Rodrigues, a Caravana foi um importante momento de reflexão sobre as ações, “a Caravana promoveu o pensar e a reflexão sobre como avançar no controle social”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I