Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de julho de 2009

 

 

Particularidades da Região Amazônica são debatidas na Caravana do Acre

 

 

          Ao defender a proposta do reconhecimento do SUS como Patrimônio Cultural Social Imaterial da Humanidade, na Caravana em Defesa do SUS do Estado do Acre, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, lembrou que se trata da maior política de inclusão social do planeta e da maior política de redistribuição de renda do Brasil, “é um sistema solidário e democrático para o qual todos, sem exceção, contribuem”. O Secretário ressaltou que como consequência do reconhecimento do SUS como patrimônio haverá garantia de financiamento e de recursos humanos, planos de gestão e preservação dos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde.

 

          No debate sobre o SUS no Estado, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Cristina Evangelista, lembrou que o SUS é construído por gestores, trabalhadores e usuários “e todos devem repensar sua prática para melhorá-lo. Mas como fazer um SUS para tanta gente diferente e tendo 17 dos 22 Municípios fronteiriços, ou seja, atendendo também os estrangeiros? Precisamos ser universais com qualidade, ter equidade, mas respeitando as desigualdades e promover a integralidade garantindo a resolutividade”.

 

          O Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, mostrou um panorama da saúde no presente e as perspectivas de melhorias levando em consideração os princípios de respeito à vida, florestania, humanização, ética e excelência, “em 2010 seremos referência na qualidade de atenção à saúde”, afirmou o Secretário anunciando ações no sentido de fortalecer a rede de cuidados do SUS, definição da Programação Pactuada Integrada (PPI), estruturação das unidades de saúde, regulação da rede de assistência e modernização. Osvaldo apresentou, ainda, situações comuns enfrentadas pelos Estados da Região Norte como o percentual de cobertura da população assistida pelo SUS direta e exclusivamente (cerca de 95% no Acre, por exemplo), a logística, capacidade resolutiva, custos e percentual de investimentos, “precisamos desenvolver ações integradas e estratégicas envolvendo agendas comuns, pois muitos problemas podemos resolver entre os próprios Estados”. Ao comentar sobre a questão ambiental, que é presente e forte nas ações do Acre, o Secretário anunciou para setembro a etapa estadual da 1ª Conferencia Nacional de Saúde Ambiental.

 

          A mesa foi coordenada pelo Secretário-Executivo do Conasems no Acre, Wellyton Melo de Souza, e contou com a Conselheira Estadual Maria da Conceição Alves como debatedora.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I