Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de julho de 2009

 

 

Caravana no Acre debate judicialização na saúde

 

 

          Os painéis sobre avanços e desafios do Sistema Único de Saúde em níveis nacional e local e a explanação sobre o reconhecimento do SUS como patrimônio cultural social imaterial da humanidade fazem parte da programação da Caravana em Defesa do SUS.

 

Ao participar do primeiro painel, o representante do Conasems, Raimundo Alves da Costa comentou sobre a importância das mesas de negociação permanente e do controle social, “um conselho fortalecido é um instrumento de gestão. De boa gestão”. O Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo de Sousa Leal  Júnior lembrou de um dos maiores gargalos do SUS: a questão da formação de recursos humanos. E apontou como formas de solucionar o problema os processos de educação permanente e o serviço civil em saúde.

 

O Secretário da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antonio Alves de Souza comentou sobre a relação entre a judicialização e equidade e a necessidade de haver equilíbrio, “como assegurar para um indivíduo um recurso que iria para muitos?”. O Secretário fez, ainda, um chamamento para a realização de debates nos municípios.

 

Ainda no primeiro painel, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior também comentou sobre as ações que buscam procedimentos ou medicamentos por meio do judiciário, “não há como reconhecer o direito de se exigir um medicamento que não existe no protocolo; para isso é preciso que se prove que o protocolo não funciona. O mesmo vale para um Tratamento Fora de Domicílio (TFD) quando o Estado ou Município possui o tratamento. Isso não é democracia”. A mesa foi coordenada pela Conselheira Nacional, Ruth Ribeiro.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I