Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de março de 2009

 

 

Fundações de direito privado: mais do mesmo

 

 

 

 

            Durante a reunião ordinária de janeiro passado, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou um debate aprofundado a respeito dos 20 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e constatou o seu impacto altamente positivo e transformador na melhoria da qualidade de vida do brasileiro no período, sendo efetivamente a política pública mais democrática e inclusiva. Reconhecemos, no entanto, que acumulamos derrotas contundentes numa disputa desigual e contra-hegemônica e que determina o atual momento como um divisor de águas.


            Neste sentido, ou enfrentamos e resolvemos os graves gargalos estruturantes, ou teremos o SUS definitivamente inviabilizado num curto espaço de tempo.


            Vale alguns eixos que nesse debate têm relação direta com a proposta de fundações de direito privado, proposta que já foi debatida amplamente e rechaçada no CNS, em conferências estaduais e na última Conferência Nacional de Saúde.


            Reproduzindo a cultura histórica de privatização do Estado brasileiro, o SUS tem sido explorado como moeda política e colocado a serviço de grupos e corporações organizadas que o utilizam para atendimento das suas demandas particularizadas.
            Com uma força de trabalho composta por trabalhadores sem estabilidade no emprego, com uma relação de trabalho precarizada e diferenças gritantes e abissais de remuneração, a imensa maioria dos municípios brasileiros enfrenta dificuldades incomensuráveis para estruturar seu quadro de profissionais.


            Diante de um quadro dos mais graves como esse, o governo federal (com alguns estaduais) aponta como solução milagrosa para resolvêlos, uma proposta que apesar de ser apresentada como um "novo paradigma" para a gestão pública é apenas e tão somente a reprodução do que tínhamos em todos os Estados da Federação até a aprovação da Constituição Federal de 1988 com péssimos resultados para o serviço público: as fundações de direito privado.

 

            Nos impressiona a coragem dos que as defendem, quando analisamos a história das fundações passadas e as que ainda resistem no Brasil, com todo um arcabouço degenerado em "cabides de emprego", mesmo com concursos públicos, a utilização político partidária, ineficiência e corrupção, conforme amplamente denunciado pelos órgãos de imprensa.


            Enquanto percebemos a necessidade de profissionalizar a gestão do SUS com os próprios quadros que dispõe, promovendo a autonomia administrativa e financeira de acordo com o parágrafo 8º do inciso 21 do Art. 37 da Constituição Federal, combatendo o patrimonialismo e criando as condições para uma gestão comprometida e eficiente, surge da cartola de alguns ilusionistas a proposta de recriação de fundações como um requentado e experimentado instrumento de apoderamento aperfeiçoado do que é público por grupos organizados que vivem às custas do Estado brasileiro.


            Ou alguém imagina que desta vez vai ser diferente de tudo que tivemos e ainda temos até hoje? Quando percebemos a necessidade imediata de criarmos uma carreira do SUS com responsabilidade tripartite, corrigindo distorções salariais que existem, valorizando a qualificação, interiorização e a dedicação exclusiva, vem outra vez a requentada fundação com a finalidade de "pagar salários de mercado" (leia-se: institucionalizar as distorções salariais que existem, privilegiando apenas alguns profissionais de acordo com a lógica de mercado), acabando definitivamente com a estabilidade do trabalhador, vital numa área como a saúde, ampliando as diferenças salariais que desrespeitam, desmotivam e dividem os trabalhadores e inviabilizando inexoravelmente a perspectiva da Carreira do SUS.


            O mais grave de tudo isso é que esse golpe, para nós, mortal no SUS, além de ser inconstitucional, tem como defensores alguns atores identificados com a reforma sanitária, traz de forma clara a exclusão da participação popular de caráter deliberativo, o que para nós atinge os princípios do SUS, e se configura em retrocesso nas relações com os movimentos sociais e o controle social.


            Por tudo isso é que o CNS já se posicionou de forma contrária à proposta de fundações e vai realizar debates nacionalmente para garantir o resgate dos princípios do SUS e a plena implementação da maior política pública do povo brasileiro.

 


Francisco Júnior
Dirigente da Confederação Nacional dos
Trabalhadores em Seguridade Social da CUT
E Presidente do Conselho Nacional de Saúde

 

saude.empauta.com
Brasília, 24 de março de 2009
Jornal do Brasil - Rio de Janeiro/RJ
Ministério da Saúde | Órgãos Vinculados | Conselho Nacional de Saúde
saude.empauta.com pg.180

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I