Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de abril de 2009

 

 

Conselho de Amargosa vence disputa interna com prefeito

 

 

 

           O Conselho de Saúde de Amargosa (BA), reuniu-se na última terça-feira (07/04) para julgar a proposta de criação de fundação pública de caráter privado e mais uma vez deu parecer contrário ao projeto do prefeito da cidade, Walmir Sampaio (PT). Eles já tinham recusado a proposta em fevereiro, logo após audiência pública na Câmara dos Vereadores, mas desta vez a decisão foi unânime.

 

           Inicialmente, Sampaio mandou a proposta para a Câmara dos Vereadores sem consultar o Conselho. Os políticos estranharam a atitude e fizeram a audiência pública, seguida de um seminário para debater o tema. Francisco Batista Júnior, presidente do Conselho Nacional de Saúde, participou do encontro e elogiou a iniciativa. “Isso revela a maturidade e a independência do Conselho da cidade. Espero que o prefeito respeite a posição deliberativa do Conselho, e desista do projeto”, afirmou.

 

           O presidente da Câmara, Antônio Clóvis (PSB), acha que a matéria será aprovada “com muita dificuldade”. “É um assunto de uma grande complexidade e pouco debatido. Por isso, a Câmara promoveu o debate entre os contrários e os favoráveis à proposta. Para a gente, que vem de movimento popular, é surpreendente esta discussão. O aparelho público pode avançar no SUS e não precisa investir em um novo modelo. Parece que os gestores públicos se sentem incapazes de gerenciar a área e preferem passar a atribuição para esta nova superinstituição”, afirmou.

 

           A conselheira Elza Pinheiro dos Santos soube do projeto municipal em novembro, quando participava da 13ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, e assim que voltou a Amargosa distribuiu textos sobre o tema no Conselho e entre os vereadores. “A maioria das pessoas não sabe o que é o SUS, pensa que só existem problemas. Elas não conhecem a sua grandeza e não percebem que ainda é um projeto em desenvolvimento”, lamentou.

 

           Segundo Elza, há cerca de dez anos a prefeitura tentou criar uma fundação nos mesmos moldes e, na época, o Conselho e o atual prefeito estavam do mesmo lado: ambos condenaram a proposta.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I