Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de março de 2009

 



Caravana em Defesa do SUS é discutida no Ministério da Saúde

 

 


Em reunião na quarta-feira (11/03/2009) no auditório do prédio do Ministério da Saúde, em Brasília, conselhos estaduais de saúde, representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e dos conselhos estaduais e municipais de saúde, funcionários da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e membros da sociedade civil discutiram a articulação da Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados. Entre as pautas do encontro temas como calendário anual da Caravana nos estados, a Conferência Mundial dos Sistemas Universais de Saúde e formas de fortalecimento do SUS esquentaram o debate.

 

O encontro foi uma forma de mostrar para a população que sem a soma das sociedades civis em busca de um SUS mais forte a luta será ainda mais difícil. Para o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Ministério da Saúde, Antônio Alves, esse é um dos principais pontos a serem levantados pela Caravana. “Estamos lutando para que o povo brasileiro incorpore o SUS ao seu patrimônio. Precisamos que o povo entenda e nos ajude a transformar o SUS em patrimônio cultural e imaterial da humanidade”, disse o secretário, referindo-se ao certificado emitido pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, ressaltou a importância da Caravana na divulgação dos 20 anos do SUS. “Um estudo do Ipea mostrou que o sistema é eficiente ao fazer mais com menos. Precisamos divulgar as coisas boas que ocorreram ao longo desses anos, como as campanhas de vacinação e a elevação da expectativa de vida”, explicou o presidente. O estudo em questão foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e aponta a proximidade entre os gastos em saúde no Brasil e alguns dos 30 países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o grupo de nações mais ricas do mundo.

Segundo Francisco Júnior, “não há mobilização social só com a participação da cúpula”. Por isso, além das pessoas poderem participar dos debates promovidos nas etapas estaduais da Caravana, também poderão colaborar para que o SUS torne-se um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Para isso basta entrar no site www.conselho.saude.gov.br e incluir seu nome na lista que será apresentada durante a Conferência Mundial dos Sistemas Universais de Saúde, prevista para dezembro.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I