Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de fevereiro de 2010

 

Justiça Federal de Goiás concede liminar proibindo a realização
da cirurgia de interposição de íleo

 

 

 

       Na última quarta feira (27) a Justiça Federal de Goiás respondeu positivamente a uma ação do Ministério Público Federal do Estado, que acatou representação feita pelo Conselho Nacional de Saúde contra a realização da cirurgia denominada de interposição de íleo, praticada pelo médico Áureo Ludovico de Paula. 

 

       Após consulta ao Conselho Federal de Medicina (CFM), em que foi confirmado o caráter experimental da cirurgia, o CNS entrou com representação no MPF, uma vez que o procedimento não havia  sido submetido a nenhum Comitê de Ética em Pesquisa ou a própria Comissão Nacional do Conselho Nacional de Saúde, ou seja, não possui protocolo de pesquisa clínica, e desrespeitava princípios da Resolução CNS 196/96, que diz, entre outras coisas, que procedimentos experimentais não podem ser cobrados.

 

       A Justiça Federal de Goiás proibiu a realização da cirurgia de redução de estômago até que o médico Áureo Ludovico de Paula submeta o protocolo de pesquisa à Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde) e o procedimento às entidades competentes. Ainda cabe recurso para decisão da Justiça, mas se a liminar for descumprida, o médico goiano será multado em R$ 100 mil por cada cirurgia realizada.

 

       Para o CNS, a notícia da proibição é considerada uma vitória para a sociedade, pois de acordo com entidades e especialistas da área, “ainda não há evidências concretas de que o procedimento seja, de fato, eficaz e seguro”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I