Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de dezembro de 2010

 

Conferência Mundial reúne 98 países na discussão de um tema: universalização da Seguridade Social

 

 

img
Foto: Karina Zambrana

        O primeiro dia da I Conferência Mundial Sobre o Desenvolvimento de Sistemas
Universais de Seguridade Social teve como mote a luta e discussão sobre uma sociedade
mundial mais justa e igualitária. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reúne 98 delegações mundiais até domingo (05). O objetivo do encontro é fomentar o debate sobre a construção de sistemas universais de seguridade social, os desafios da universalização e a necessidade de definição de agenda política e de estratégias de mobilização nacional e internacional em torno da questão.

 

        Na cerimônia de abertura, o Ministro da Saúde e Presidente da Conferência, José Gomes Temporão, lembrou que o Brasil por suas dimensões continentais, tem desafios ainda maiores, e deve dar o exemplo às nações visitantes, além de aprender com elas. “Graças ao aprofundamento das políticas sociais no governo Lula o País cresceu em todas as classes. Isso se reflete no aumento da população que tem acessoà saúde”, destacou Temporão, que aproveitou o gancho do dia Mundial de Combateà AIDS para lembrar o exemplo exitoso que é o programa no Brasil. “E não é apenas no combate a AIDS que damos exemplo. Nosso sistema de saúde e seu princípio de multilateralismo vem ajudando países amigos. Visitamos, juntamente com o presidente Lula, Moçambique para levar a tecnologia para produção de genéricos. Com isso eles poderão aumentar o acesso da população daquele país aos medicamentos mais básicos.” disse Temporão.

 

        Já o Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, lembrou da importância do encontro e do ineditismo. “Essa conferência tem um formato inovador, pois envolve governo e sociedade civil, que aproveitam a singularidade da ocasião para discutir e trocar experiências”, destacou o Ministro que já considera o evento exitoso. “A própria realização dessa conferência já é uma vitória na busca por uma sociedade mais justa e igual”, finalizou.

 

        Compuseram a mesa de abertura, ainda, o Ministro da Previdência Social do Brasil, Carlos Gabas, a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, Márcia Lopes, o Secretário-executivo do Ministério do Trabalho e do Emprego do Brasil, Paulo Pinto, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Félix Rígoli, a representante da Organização Mundial da Saúde, Mihaly Koqny, o representante da Organização Ibero Americana de Seguridade Social no Brasil, Baldur Oscar Schubert, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o representante da Sociedade Civil Brasileira, Armando De Negri, a representante da Sociedade Civil Internacional, Kardi Kuppa Hemalata, além da representação do PNUD.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I