Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de julho de 2010

 

 

Mesa discute justiça social e a participação da sociedade na gestão do SUS

 

 

 

 

img

     Autoridades do governo e da sociedade civil organizada debateram, nesta quinta-feira (01), a questão da justiça social, na Expo Brasília, em Brasília. A discussão fez parte de uma mesa realizada na I Feira Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (I Fenagep).

 

     O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, foi um dos debatedores. A mesa contou ainda com a participação de Márcio Pochmann (presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA), Ivanete Boschetti (presidente do Conselho Federal de Assistência Social) e de Leonardo Avritzer (professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). A chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, foi a coordenadora da mesa e o diretor do Departamento Nacional de Auditoria no SUS (Denasus), Luiz Carlos Bolzan, o moderador.

 

     Márcio Pochmann afirmou que há desafios históricos para a formulação de políticas públicas no País. “Temos mais de 500 anos de história e nem chegamos a 50 de democracia. Este evento simboliza uma nova fase na formação de políticas públicas”. Ele explica que durante a década de 90 o Brasil passou por um processo de desconstrução do Estado. “A estrutura estatal era vista como um problema e hoje vimos que esta tese é um mito”.

 

     O especialista disse ainda que em 20 anos a sociedade brasileira será diferente. “As relações de trabalho serão outras e com isso teremos novas doenças, novos desafios. O Estado atual é incapaz de enfrentar essa realidade. Precisamos reformular a estrutura governamental”.

 

Panorama

 

     Ivonete Boschetti expôs que a perspectiva da seguridade social no mundo é preocupante. “Atualmente apenas 30% dos trabalhadores tem acesso à seguridade social. Em países como a China, a exploração é total. Precisamos alterar essas relações para termos uma sociedade justa e igualitária”. O professor Leonardo Avritzer concorda com o quadro e faz uma síntese: “O século XX não foi muito democrático, tampouco participativo”. Ele explicou que a Constituição de 1988 já incluiu dispositivos para a participação popular, e que os estudos recentes mostram que nas cidades onde existe participação popular, a consequência é um melhor controle da gestão e da prestação de contas na área da saúde. “A saúde é vanguarda na implementação de mecanismos de participação popular”, completou.

 

Desafios

 

     Para Francisco Batista Júnior existe na população um desejo de aprovar uma grande quantidade de leis. “Somos o País que mais tem leis no mundo. Estamos acostumados com o processo centralizador de gestão e por isso muitas vezes tenta-se resolver um problema criando leis”. Batista disse que a legislação pertinente ao SUS é muito complicada e que poucos a conhecem.

 

     Entre as dificuldades na gestão do sistema, ele argumenta que o Brasil sofre com o pensamento de que tem um Estado inchado. “Isso é uma mentira. O Brasil tem menos funcionários públicos que os Estados Unidos, que são a Meca do capitalismo”. Para ele, durante a década de 90 o sistema de seguridade social foi desconstruído. “Tivemos avanços no governo Lula, mas o incremento no orçamento não se aplicou totalmente na prática. Ainda se cometem os mesmos erros”, finalizou o presidente do Conselho. Na oportunidade, Francisco Júnior também informou sobre a realização, em Brasília, da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, em dezembro deste ano.

 

Prioridades

 

     Luiz Carlos Bolzan afirmou que a questão da saúde tem uma relação direta com as prioridades escolhidas pelos governos. Para ele, o grande perigo é a importância demasiada dada a metas de ajuste fiscal em detrimento ao investimento na saúde. “O SUS não terá vida longa se essa lógica do ajuste fiscal prevalecer sobre as responsabilidades sociais e sanitárias. Quem pensa apenas em déficit zero não tem sensibilidade para compreender as metas sociais”. Bolzan destacou que o governo atual trabalha para recuperar a capacidade do Estado e que é preciso fazer mais pela defesa do SUS. “Só se fortalece uma gestão quando se faz gestão participativa com transparência”.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I