Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de junho de 2010

 

 

Pré-candidatos à presidência apresentam suas propostas para a saúde

 

 

     Os pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva, tiveram a oportunidade de exporem suas ideias para o setor saúde durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Gramado, entre os dias 25 e 28 de maio.

 

     Dentre as reivindicações apresentadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) várias estão contempladas na Agenda Política do CNS para 2010, como a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, fortalecimento da atenção básica, plano de cargos e salários para os profissionais da saúde, o serviço civil em saúde, a flexibilização da lei de responsabilidade fiscal para o setor saúde, modelos alternativos e financiamento diferenciado para determinadas regiões que implantarem a estratégia Saúde da Família, dentre outras.

 

     A pré-candidata Dilma Roussef concordou que a implantação da estratégia Saúde da Família deva considerar as diferenças entre as diversas regiões do Brasil, “a implantação pode ser única em sua diretriz, mas deve contemplar a diversidade”. Ela citou, ainda, avanços, como a redução da mortalidade infantil, o Samu, a saúde bucal e o acesso a medicamentos, por meio da farmácia popular.

 

     A ex-ministra defendeu a desoneração radical dos medicamentos de uso contínuo e redução de alíquota de outros medicamentos e disse que a regulamentação da EC 29 é imprescindível. Ela descartou a necessidade da reedição da CPMF, mas lembrou das consequências da sua perda.

 

     Ao concordar com a problemática da precarização do trabalho e de fixação de profissionais, ela concordou que a proposta do Serviço Civil em Saúde pode ser uma solução possível. Dilma firmou, ainda, seu compromisso com o complexo industrial da saúde, a necessidade de estímulo à pesquisa e capacitação, e a importância dos Conselhos de Saúde e das Conferências.

 

     O pré-candidato à Presidência José Serra explicou que a questão do financiamento para a área sempre foi motivo de preocupação. Para ele, não houve interesse do atual governo em regulamentar a Emenda, “a lei não aconteceu depois de sete anos e meio, nem para definir o que são gastos com saúde” e garantiu: “vamos ouvir entidades diversas, como o Conselho de Saúde, e regulamentar a EC 29 no começo do ano”.

 

     José Serra afirma que a queda da CPMF deve-se, também, ao Governo Lula, “não foi a oposição que derrubou a CPMF, foi a base do governo”. E aconselhou os militantes da saúde a não reivindicarem aumento de recursos com base na criação de impostos.

 

     Serra defendeu, ainda, as casas de parto e o papel de todos os profissionais de saúde no atendimento. Para ele, a questão da falta de médicos no interior pode ser resolvida com um trabalho orgânico e estruturado e disse: “não tem um médico experiente? coloca um profissional recém formado”.

 

     Sobre sua gestão no Ministério da Saúde, José Serra destacou a atuação frente aos medicamentos genéricos, a criação da Anvisa e ANS, controle do tabaco, Sistema Nacional de Transplantes, expansão da estratégia Saúde da Família e formação de profissionais, por meio do Profae.

 

     O ex-ministro da Saúde criticou o loteamento político na saúde argumentando os motivos pelos quais um político teria interesse em nomear um diretor e disse que atualmente as agências são completamente loteadas.

 

     Marina Silva, falou à plateia do XXVI Congresso do Conasems, no dia 28 de maio e relatou sua experiência como usuária do Sistema Único de Saúde desde a infância, no Estado do Acre e firmou compromisso com a questão do acolhimento e humanização.

 

     Para ela, a saúde deveria congregar os potenciais candidatos à presidência, “se tem uma coisa que tínhamos que concorrer menos e se comprometer mais é com a saúde”. Marina defende a ética com vistas a solucionar as questões da saúde, “precisamos de compromisso ético para solucionar os problemas técnicos”.

 

     A ex-ministra do Meio Ambiente ressaltou que o SUS não tem apoio político para sua viabilização e listou os desafios da saúde pública. Sobre a regulamentação da EC 29, ela destacou que os municípios investem mais que os Estados e a União. “Vamos regulamentar a EC, mas vamos qualificar esse debate. Também me comprometo com aquilo que deveria ter sido feito há 16 anos, mas talvez ela seja uma medida protelatória”. Para ela, o percentual de 10% da Receita Federal para o setor seria alcançado gradualmente.

 

     Investir na promoção da saúde e no trabalho intersetorial também é o foco da pré-candidata que defende a integração da saúde com políticas transversais para otimizar os recursos humanos e financeiros. Marina defende, também, a ampliação do atendimento na atenção básica e no médico generalista.

 

     Ela falou, ainda, da importância da formação dos profissionais e defendeu o equilíbrio na previdência social, “esse tripé – saúde, previdência e assistência – é fundamental”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I