Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de dezembro de 2010

 

Indiano defende quebra de patentes médicas

 

 

        Amitava Guha, representante da Índia no debate sobre os desafios para alcançar a universalização da seguridade social, defendeu, ontem (3) que os países em desenvolvimento devem quebrar as patentes farmacêuticas que encarem o preço dos remédios nesses países. A defesa foi feita durante fala do painelista, durante a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. "Temos somente 16 países no mundo com infraestrutura adequada para produzir remédios. Todos os outros têm que importar os medicamentos, o que dificulta a universalização do acesso".

 

        O especialista argumenta que as questões de saúde pública não devem fazer parte de discussões e acordos comerciais. Para ele, elas devem ser negociadas caso a caso e de forma especial.

 

Barreiras Comerciais

 

        Guha explicou a dificuldade de países em massificar o acesso aos remédios, mesmo quando há cooperação mútua. "Brasil e índia podem firmar uma parceria para a troca de medicamentos de forma barata, mas aí esses remédios são barrados no porto da Holanda, pois o país alega que sua lei não permite tal quebra de patentes". Ele explica que países como os estados Unidos se utilizam dessa e de outras formas para pressionar os países a manter os acordos comerciais que dificultam o acesso a remédios básicos e fundamentais para a saúde pública. "Os Estados Unidos usa organismos como o Nafta para conseguir vantagens sobre países que ainda não têm uma lei de patentes específica. É preciso um esforço conjunto dos países em desenvolvimento para acabar com este tipo de prática", concluiu o painelista.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I