Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de novembro de 2010

 

 

Cofin apresenta análise da execução orçamentária da saúde

 

 

 

     Nessa quinta-feira (04), a Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresentou, durante a 215ª Reunião Ordinária, a análise da execução orçamentária e dos restos a pagar do Ministério da Saúde (MS) referente ao período de janeiro a setembro de 2010. De acordo com o Coordenador da Cofin, Conselheiro Fernando Eliotério, tratam-se dos dados encaminhados pelo Ministério à Comissão, que preparou uma exposição para subsidiar os conselheiros no debate sobre o tema na reunião de dezembro de 2010, quando o Ministério estará presente no Pleno do CNS para apresentar o Relatório de Prestação de Contas do 3º Trimestre de 2010.


     Francisco Funcia, consultor da Cofin, explicou que a Comissão está continuamente em busca de aprimorar a metodologia da análise da prestação de contas, em obediência ao que determinam a Emenda Constitucional n.º 29, de 13 de setembro de 2000, e a Resolução CNS n.º 322, de 08 de Mario de 2003. Ao iniciar sua explanação, Funcia fez uma contextualização financeira e informou que a soma da receita previdenciária, do imposto de renda e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) representa mais de 70% da arrecadação federal. Restos a pagar referem-se às despesas empenhadas em exercícios anteriores, mas não pagos até a presente data.


     De acordo com os dados apresentados, o nível de empenhamento pode ser considerado dentro dos padrões históricos para o período, cerca de 75%. Um dado que chamou atenção dos Conselheiros Nacionais foi o de restos a pagar (referente aos empenhos do ano de 2010) que deverá superar R$ 9 bilhões no início de 2011.  Segundo Funcia, existem restos a pagar desde 2003.


     Após a apresentação, os Conselheiros aprovaram a realização de um seminário para aprofundar esse tema junto com o Tribunal de Contas da União (TCU), além da elaboração de um documento com o posicionamento político do CNS sobre o contingenciamento orçamentário e financeiro fixado pela área econômica do Governo Federal.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I