Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de dezembro de 2010

 

Por uma seguridade social mais justa e eficiente

 

 

 

img
Foto: Karina Zambrana

        Painelistas expõem suas visões sobre o tema e sugerem a construção de uma agenda social pautada por todos os setores da sociedade

 

        Redução da desigualdade e políticas efetivas que visem a universalização da seguridade social, além de um debate amplo e permanente entre todos os setores da sociedade civil e esfera política. Essa foi a mensagem principal deixada pelos painelistas que participaram do terceiro bloco temático intitulado "Os caminhos políticos para a construção dos Sistemas Universais: a definição da agenda política e as estratégias de mobilização", ocorrido na manhã deste sábado, dia 4, no auditório máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

        O presidente do comitê executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mihály Kökény, considera preocupante o desperdício de recursos, principalmente na aquisição de medicamentos. "Alguns países gastam de 20% a 40% de seusorçamentos com saúde indevidamente, o que é um valor muito alto", declarou.

 

        Helmut Schwarzer, representando a Organização Internacional do Trabalho (OIT), fez um panorama geral da seguridade social e defendeu que sua existência vai além da proteção ao cidadão. "A seguridade eficiente transfere renda, gera consumo e aumenta a eficiência econômica de uma nação", disse. Para ele, é preciso que os estados tenham sempre como prioridade a concessão de benefícios compatíveis às necessidades da população. "A seguridade social é um direito e deve constar em todas as constituições", declarou.

 

        Traçando um panorama sobre a seguridade social no sudeste da África, a professora Rene Loewenson lembrou que a eficiência sobre o tema também passa pela redistribuição de renda. "Por mais que haja avanços tecnológicos, eles não chegam até às populações mais pobres. As desigualdades são o principal empecilho para o avanço das políticas sociais.

 

        O presidente da Federação Sindical de Profissionais de Saúde Argentina (Fesprosa), Jorge Ernesto Yabkowski, chamou a atenção para as constantes ações de terceirização e privatização da Saúde e, fechando a rodada de discussões, Armando de Negri, representando o Forum Social Mundial de Saúde, ressaltou a importância da construção de espaços públicos para a afirmação da seguridade social. "A construção de agendas políticas precisa da participação efetiva da sociedade e governo. E a justiça social deve ser a principal pauta dessas discussões", declarou.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I