Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de outubro de 2010

 

 

CNS aprova proposta de Portaria que normatiza Cartão SUS

 

 

 

img

     Nessa quarta-feira (06), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a proposta de Portaria do Ministério da Saúde que normatiza e regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão) durante sua 214ª Reunião Ordinária. Na ocasião a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, voltou ao Plenário do Conselho para tratar do tema.

 

      De acordo com Márcia Bassit, o texto apresentado foi pactuado na Comissão Tripartite e buscou contemplar as sugestões do CNS. "Estamos caminhando juntos na construção de um produto de consenso", afirmou. A Secretária Executiva ressaltou que se trata de uma proposta para a próxima gestão, desenvolvida pelo Ministério, sem a assinatura de contratos ou investimento de recursos.

 

      Na oportunidade a Conselheira Maria de Lourdes Alves Rodrigues, Coordenadora-Adjunta da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde, destacou a importância de aprovação pelo CNS de questões estratégias na implantação das políticas de saúde como, por exemplo, o Cartão SUS e criar uma proposta de consenso entre controle social e gestão.

 

      O texto aprovado pelo CNS traz informações sobre os objetivos do Sistema Cartão, Cadastro Nacional de Usuários do SUS, Portal de Saúde do Cidadão, Sigilo das Informações e Financiamento.

 

      O Conselho Nacional de Saúde entende que a tecnologia da informação deve ser viabilizada com profissionais do próprio quadro do Ministério, inclusive com a possibilidade de criação de cargos. Em breve, o tema deverá ser pautado em reunião do CNS. Outra portaria, que tratará da tecnologia de informação e padronização técnica do Cartão SUS, também será encaminhada ao Conselho para que o Plenário faça suas contribuições sobre o tema.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I