Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de outubro de 2010

 

 

Situação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho é apresentada ao CNS

 

 

img

     Começou nessa quarta-feira (06) a 214ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A abertura dos trabalhos foi marcada pela apresentação da situação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão no Rio de Janeiro), pelo Diretor do hospital, José Marcus Raso Eulálio.

     O Diretor trouxe ao Pleno do CNS informações de como será o processo de demolição da ala sul do hospital, conhecido como "perna seca". José Eulálio explicou que a construção do hospital começou em 1950 e concluída em 1978, mas apenas a ala norte (50%) do prédio foi ocupada. A estrutura da ala sul está comprometida e após a realização de um diagnóstico foi concluído pela sua demolição. De acordo com o Diretor, o prédio tem um modelo de construção cara e demolir o prédio antigo e construir um novo hospital é economicamente mais viável.

     José Marcus Raso Eulálio apresentou um planejamento de como será o processo de demolição. A desativação de parte do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho começa a partir do dia 1º de novembro quando a unidade deixa de receber pacientes para internação. O fim do atendimento dos pacientes no ambulatório será no dia 30 de novembro e o fechamento completo das atividades assistenciais acontece no dia 03 de dezembro. A implosão será no dia 19 de dezembro e a retomada do atendimento começa em 10 de janeiro de 2011.

     Segundo o Diretor do hospital, todo o planejamento está sendo feito para garantir uma reorganização operacional que garanta a recuperação racional da unidade com prioridade na assistência e que tenha um modelo de financiamento viável para manter o nível de ensino, pesquisa e atendimento.

     Ao final, o Plenário aprovou o encaminhamento de pautar o tema novamente, após discussão na Mesa Diretora, para que o CNS possa dar suas contribuições no processo. Além disso, solicitou ao Diretor o envio de todas as informações sobre a situação apresentada e o impacto que isso trará aos usuários do Sistema.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I