Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 06 de outubro de 2010

 

 

Sistema CEP/Conep garante a proteção do sujeito de pesquisa

 

 

 

img

     A Conselheira Nacional e Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS), Gysélle Saddi Tannous, apresentou ao Pleno, nessa 214ª Reunião Ordinária, informações quanto ao funcionamento, avanços e desafios do Sistema CEP/Conep, composto pela Comissão Nacional e pelos Comitês de Ética em Pesquisa.

 

     Na oportunidade, a Conselheira fez uma retrospectiva desde a aprovação da Resolução CNS nº 196/96, que aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e cria a Conep, até as demais Resoluções do CNS pertinentes ao tema.

 

     A Conep tem como funções a análise de protocolos; acolhimento/apuração de denúncias; atuação no processo educativo; coordenação dos 596 CEPs no que se refere a registro, fiscalização da atuação, recursos das decisões; articulação com os diversos atores da pesquisa no Brasil e no mundo, com vistas a promoção de uma cultura ética em pesquisa com seres humanos, dentre outras.

 

     Gysélle Tannous informou que atualmente a Comissão Nacional tem dado especial atenção a capacitação/qualificação da rede de comitês; aos projetos de lei em tramitação referentes á ética em pesquisa; a Plataforma Brasil; a Resolução CNS nº 347/05, atualmente em consulta pública; a necessidade de revisão da Resolução nº 240/97, que possibilitará uma maior participação dos conselheiros nos CEPs; ao processo de descentralização do Sistema e ao fomento das ações dos CEPs e da Conep. A Conselheira apontou, ainda, a necessidade de estímulo à criação de comissões de ética nos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde e o início de um processo de acreditação dos Comitês de Ética em Pesquisa a fim de verificar em que condições esses Comitês estão atuando.

 

     Ao final, o Pleno deliberou pela formação de um Grupo de Trabalho para que, além de conhecer com maior profundidade o funcionamento do Sistema, atue no processo de acreditação dos CEPs e pela revisão da Resolução CNS nº 240/97.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I