Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de dezembro de 2010

 

Meta de Programa de Inclusão Digital é atingir seis mil Conselheiros de Saúde

 

 

img

        O segundo módulo do Programa de Inclusão Digital (PID) para Conselheiros de Saúde foi lançado nesta quarta-feira (08) durante a 216ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na oportunidade, a Conselheira Nacional e Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Sgep), Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira, informou que a atual etapa do PID será de educação à distância e pretende alcançar seis mil conselheiros por todo o país.

 

        A Conselheira lembrou que o PID é resultado das deliberações das Conferências Nacionais de Saúde e sugeriu sua transformação em uma política nacional de inclusão digital. Ao fazer um resgate do Programa para os Conselheiros, Maria Natividade ressaltou que o curso tem um viés no eixo de informação e comunicação em saúde e a importância das parcerias com a Fiocruz e o Datasus no andamento do programa. "Informação é importantíssima e o curso contribui para a formação e execução de nosso papel como Conselheiros", disse.

 

img

        Ilara Hämmerli, membro da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde do CNS (Cisis/CNS), falou do momento histórico e de alegria para o PID. Para Iara o surgimento do programa no movimento social, a experiência de atender uma demanda com a esfera pública e não na lógica da compra de serviços e o avanço no conceito de inclusão social - não mais apenas de acesso, mas de apreensão do conhecimento adquirido - caracterizam o momento histórico do PID. Ela ressaltou, também, a construção coletiva do programa e seu resultado nos componentes do curso básico de introdução à informática e entrega de equipamentos como aspectos vitoriosos do PID.

 

        Segundo a Conselheira Nacional de Saúde e Coordenadora da Cisis, Silvia Casagrande, o Programa de Inclusão Digital representa "a materialização de uma demanda, um sonho que veio desde a 10ª Conferência Nacional de Saúde e nas outras Conferências". Na sua avaliação, todo o processo não foi fácil, mas de construção coletiva e que hoje é devolvido de forma consolidada.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I