Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de julho de 2010

 

 

Grupo propõe criação de Comitê Gestor para a definição de
uma política de estágio

 

 

 

     Durante a 211ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) apresentou ao Plenário uma minuta do relatório da visita do grupo ao Estado. A demanda surgiu a partir de denúncias recebidas pelo CNS de estudantes de medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sobre estágio realizado na rede pública de saúde do Estado. Os alunos informaram que a Secretaria Estadual de Saúde tem priorizado os campos de estágio para os discentes das duas instituições de ensino superior privadas da cidade, em detrimento dos alunos da UNIR.

 

     O Grupo formado pelas Conselheiras Nacionais Ruth Ribeiro Bittencourt e Maria Furia e os membros da CIRH do CNS, Elizabete Vieira Matheus da Silva e José Tarcísio da Fonseca Dias, estevram em Porto Velho, nos dias 22 e 23 de junho, para participar de reuniões com os estudantes, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, além do corpo docente e direção da UNIR. No período, o Grupo contou com a presença de representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde.

 

     A Conselheira Ruth Bittencourt informou sobre reuniões e visitas feitas pelo Grupo na cidade. De acordo com os dados apresentados, existe um prédio, construído com recursos financeiros arrecadados pela sociedade e por meio de parceria, que tinha como objetivo ser um hospital do câncer e não foi viabilizado. O prédio está pronto com capacidade para 60 leitos, mas está desativado. A ideia é que o prédio seja doado para a UNIR, processo este, já em andamento. Há, também, uma proposta de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho e o Núcleo da Fiocruz no gerenciamento compartilhado do hospital, que além de oferecer serviço de saúde à população, também atenderá na formação dos profissionais da área.

 

     Após as reuniões, o Grupo propôs a formação de um Comitê Gestor para a definição de uma política de estágio e de integração ensino-serviço, com a participação das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, do corpo docente e estudantes das três universidades, representantes dos Núcleos dos Ministérios da Saúde e Educação em Rondônia e Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

 

     O Plenário do CNS concordou com a definição do Grupo de Trabalho e recomendou, ainda, a construção de uma agenda pró-ativa de interlocução com a Plenária de Conselhos e com os Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde no levantamento da situação da saúde em cada localidade, além de propor um debate sobre o impacto que obras de infraestrutura estão trazendo para a saúde.

 

     Outra denúncia - Na oportunidade, o Grupo de Trabalho também visitou a cidade de Cacoal (RO) em função de denúncias de alunos do 7º semestre do curso de medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), que entraram em contato com a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) do CNS para informar as condições de formação. Segundo relato dos estudantes, nunca tiveram contato com pacientes.

 

     Após reunião com a Secretaria de Saúde e Prefeitura da cidade, o Grupo de Trabalho também propôs a constituição de um Comitê Gestor para atuar junto com a prefeitura na definição de uma política de estágio e de integração ensino-serviço, além do encaminhamento de um relato ao Ministério da Educação para que sejam verificadas as condições de formação na Faculdade. O CNS definiu também que sejam verificadas informações sobre convênios que envolvam instituições de ensino e a gestão da saúde.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I