Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de outubro de 2010

 

 

Acesso à saúde do estrangeiro no Brasil é tema de debate no CNS

 

 

 

img

     Nesta quinta-feira (07), o Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) debateu o acesso à saúde do estrangeiro no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) durante sua 214ª Reunião Ordinária. Para tratar do tema, esteve presente no Conselho a Coordenadora de Normas e Legislação da Coordenação Jurídica do Ministério da Saúde, Aline Albuquerque Santana de Oliveira.

 

     Em sua fala, Aline Oliveira reforçou a necessidade de que as pessoas se sensibilizem e se apropriem do tema. De acordo com a Coordenadora, esse é um problema mundial em que o Brasil está inserido, mas que não há uma área especifica para tratar do assunto. Na ocasião, Aline Oliveira falou da oficina realizada junto com o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e que possibilitou o levantamento do quadro atual do acesso de estrangeiros ao SUS, a definição de eixos para tratamento do tema e a proposta de revisão da Recomendação n.º 2 do CNIg sobre a matéria. Entre os encaminhamentos sugeridos na oficina estão a apropriação do tema pelo Ministério da Saúde e a construção de parâmetros mínimos que permita a padronização do atendimento de estrangeiro na esfera do SUS e evitar insegurança jurídica e violação do princípio da equidade.

 

     Aline enfatizou ainda que atualmente a política migratória no país é flexível e pode aumentar a demanda e trazer problemas para SUS."Esse é um paradoxo que a saúde tem que lidar", disse. As várias ações judiciais por todo o país e a falta de regulamentação são alguns dos problemas apontados pela Coordenadora sobre a questão do acesso ao SUS pelos estrangeiros. A Coordenadora de Normas e Legislação da Coordenação Jurídica do Ministério da Saúde reforçou a importância da participação do CNS na temática, inclusive com a proposição de sugestões, e construção de acordos bilaterais para a solução do problema.

 

     O Plenário do CNS aprovou a continuidade do debate sobre o tema em suas Reuniões com a participação da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde e do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras (SIS - Fronteira), Projeto da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúd e, além da formação de um Grupo de Trabalho para estudar o assunto.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I